20 março, 2019

Celebração dos Mártires venham participar - Arquidiocese de Maringá

Celebrar o martírio de Oscar Romero

Celebração dos mártires
Celebrar o martírio de Oscar Romero
Sábado, dia 23. Às 19h30
Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus em Sarandi

Celebração dos Mártires venham participar

O nosso Deus manifesta a nós com um convite profético “Não tenham medo”. E todas as vezes em que Jesus Ressuscitado aparece a Suas discípulas e aos Seus discípulos repete a frase. Isso é lindo e provocador.

“Eu peço vocês que não esqueçam do sangue dos mártires. Tem gente, na própria Igreja, que acha que chega de falar de mártires. O dia que chegar de falar de mártires deveríamos apagar o Novo Testamento, fechar o rosto de Jesus”. (Dom Pedro Casaldáliga)

Profetismo que ajuda a enfrentar momentos sombrios, difíceis, de perseguição, na certeza que o nosso Deus está sempre ao lado, e quer que não nos esqueçamos dos pobres; não nos esqueçamos á opção pelos pobres, essencial ao Evangelho, à Igreja de Jesus.

Vamos nesse dia celebrar a memória de Dom Oscar Romero, dos mártires da caminhada, assumindo um compromisso atualizado com as causas pelas quais elas e eles deram a vida, para fortalecer nossa consciência crítica, nossa união ecumênica e nossa esperança pascal.

Construída pelas Comunidades Eclesiais de Base, as CEBs, a Celebração dos Mártires faz parte da programação anual da Arquidiocese de Maringá, celebrada no mês de março de cada ano, mês do martírio de Dom Oscar Romero. O local será itinerante, conforme manifestação em acolher pelas regiões Pastoral.
.
Tem por objetivo fazer memória aquelas e aqueles que deram a vida pela causa do Reino, que morreram lutando com fé e esperança no Deus da vida. Foram profetas, santas e santos e mártires que profetizaram sem medo, lutaram pela justiça do povo oprimido e marginalizado, pela igualdade e liberdade, pela inclusão social, pelo direito a terra, cuidado com a casa comum, moradia, pão, partilha da Palavra de Deus e a Eucaristia.

Esse ano a celebração dos mártires será, sábado, dia 23. Às 19h30, Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus em Sarandi, Região Pastoral Sarandi Nossa Senhora das Graças.

Eu, Lucimar Moreira Bueno (Lúcia)
Assessora Leiga das CEBs na Arquidiocese de Maringá

Oração


Maringá contra a reforma da previdência