15 outubro, 2014

“Carta aos Jovens” de Dom Anuar Battisti por ocasião do DNJ 2014

Na Arquidiocese de Maringá, este  ano o DNJ será celebrado em Sarandi. Confira a programação http://goo.gl/Qs1iuT

CARTA AOS JOVENS

“FEITOS PARA SER LIVRES E NÃO ESCRAVOS”

Querida jovem, querido jovem.

Tenho lembrado muito de você em minhas orações. Porém, só rezar não basta. Como faço todos os anos, no mês do outubro, mês missionário, em que celebramos o “Dia Nacional da Juventude”, quero manifestar a minha amizade e meu carinho por você, dirigindo-lhe algumas palavras. Esta mensagem, que alguns jovens me ajudaram a escrever, é o sinal concreto do compromisso que tenho, como pastor do rebanho, de caminhar com você.

Eu sinto que o caminho é desafiador, difícil, mas temos muita vida para celebrar, muitos obstáculos para superar juntos. Ninguém faz nada sozinho. Quero lembrar um aspecto fundamental de nossa existência: somos chamados a ser livres, criados à imagem e semelhança de Deus, para começar a construir aqui, neste mundo, a felicidade. Todos nós queremos ser felizes: para isso não podemos ser escravos de nada nem de ninguém.

Quero lembrar três situações que me preocupam e que, desta forma, podem nos escravizar:   a tecnologia e as redes sociais,  o consumismo e a propaganda enganosa,  o cuidado com o corpo e as drogas.

A primeira situação é o fantástico avanço da internet, dos equipamentos de comunicação, os celulares, as redes sociais nos encantam tanto que acabam roubando a nossa capacidade de encontrar e escutar o outro.

Tiram a nossa disposição de sentar juntos e de conversar em casa; já não temos tempo para criar espaços de encontro pessoal, sentir, abraçar, curtir a presença do outro, mesmo daquele que pensa de modo diferente de nós. Uma amizade verdadeira não pode ser apenas virtual, fria, sem compromisso verdadeiro.

Na carta chamada “A alegria do Evangelho” o Papa Francisco diz: “Nas estruturas ordinárias, os jovens habitualmente não encontram respostas para as suas preocupações, necessidades, problemas e feridas” (EG 105).

A segunda situação é o consumismo exagerado, e a propaganda da falsa felicidade. Impossível acompanhar a evolução da técnica. A cada dia, tentam nos convencer de que é preciso acompanhar a moda, comprar um equipamento mais moderno: nem bem se usou um, já é preciso comprar outro. E, quando não se consegue, pode-se chegar ao cúmulo de matar por um par de tênis.  A propaganda tecnicamente perfeita vende um “ideal” de felicidade que nunca chega; ideal que, aliás, cria “necessidades” desnecessárias. Tudo para satisfação pessoal, porque se perdeu o sentido da pobreza, humildade  e da simplicidade. Não são grifes nem marcas de equipamentos que vão preencher o vazio do seu coração.

A terceira situação é o culto e o cuidado demasiado ao corpo e o alto consumo de drogas por nossa juventude. Jovem, ao compreender que o nosso corpo é templo do Espírito Santo (cf 1 Cor 6,19), modelado por graça e dom de Deus, é sentir a necessidade de cuidar de nós mesmos. Porém, quando isso se torna uma obsessão, principalmente nos dias atuais, vemos muitos de nossos  jovens lotando academias em busca do corpo “perfeito”.

E isso se agrava quando  isso se soma ao consumo de anabolizantes e outras drogas no desejo incessante de se ter um corpo que, ao invés de expressar a beleza da criação de Deus e amor próprio, expressa a necessidade de ser visto e desejado, fazendo do próprio corpo, um objeto de prazer sexual.

Lembrai-vos das palavras de São Paulo: “Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação;… que cada um saiba usar o próprio corpo com santidade e respeito, e não se deixe levar pelas paixões, como fazem os que não conhecem a Deus. .. pois Deus vos chamou para a santidade” (1Ts 4,3-5.7). Assim, o vosso corpo é sinal visível da ação invisível de Deus que vos criou. A beleza do corpo não está na sua definição física, mas na compreensão de ser ele uma obra modelada pelo próprio Criador para ser fonte de pureza e santificação.

Querido (a) jovem termino a minha carta com as palavras do Papa Francisco a um grupo de jovens, que foram visitá-lo em Roma: “Jovens, vocês são artesãos do futuro, porque dentro de vocês existem três desejos: o desejo da beleza, da bondade e da verdade. Coragem, avante! Façam barulho, hein? Onde estão os jovens deve haver barulho. Na vida existem pessoas que lhes farão propostas para coibir, para bloquear seu caminho.

Por favor, caminhem contra a corrente. Sejam corajosos, destemidos. Quando lhes disserem ‘Tome um pouco de álcool, um pouco de droga’, digam não. Caminhem contra essa civilização que está fazendo tanto mal. Isso significa fazer barulho.

Vão em frente com os valores da beleza, bondade e verdade”. Jovem não seja escravo nem de você mesmo. Aceite Jesus em sua vida.  Dobre os joelhos e escute no silêncio do seu coração, ao menos por dez minutos diários, o que Jesus lhe fala, leia a sua Palavra. Ele quer ser seu melhor amigo. Tire o fone do seu ouvido e escute com o coração. Ele o ama e o libertou para sempre. Eu rezo todos os dias por você.
Por favor, reze por mim também.

Dom Anuar Battisti
Arcebispo de Maringá