13 setembro, 2019

7º Encontrão Arquidiocesano das CEBs


Filme - O Voo da Primavera

O Filme "O Voo da Primavera"

Ganhador do Prêmio "Margarida de Prata" 2019 de cinema brasileiro, sobre a luta pela terra e o trabalho de Dom Tomás Balduino, está disponível no youtube.  

Sinopse: 

A luta pela terra e pelo território representam um capítulo longo e violento da história brasileira. Essa história, que passa pelo avanço do capitalismo no campo, esteve permeada pela expropriação material e simbólica dos povos indígenas, das populações tradicionais e comunidades camponesas, além de ter resultado em milhares assassinatos durantes os conflitos no campo. Alguns setores da Igreja, a partir de grupos ligados à concepção da Teologia da Libertação, compuseram a raiz da luta a terra, pelo território, pelo povo do campo e da floresta. Dom Tomás Balduino, que atuou como Bispo na Cidade de Goiás entre 1967 e 1998, foi um personagem importante da resistência com o povo. O longa “O Voo da Primavera” representa um fragmento da luta pela terra e pelo território no país, revelando a resistência indígena, quilombola, camponesa e tendo como linha condutora o trabalho de Dom Tomás Balduino.

Direção e Roteiro: Dagmar Talga.

Direção de Fotografia: Dagmar Talga, Murilo Mendonça Oliveira de Souza, Janiel Divino de Souza.

Edição de Imagens e Projeto Gráfico: Deivid Eduardo Borges.

Montagem: Deivid Eduardo Borges, Dagmar Talga.

Edição de Som: Pácis Jr.

Imagens: Dagmar Talga, Murilo Mendonça Oliveira de Souza, Janiel Divino de Souza, Glória Patrícia Piedrahita Sarmiento, Gleida Gutielle Melo, Tobias Bueno, Rafaela Oliveira de Souza, Rebeca Talga Bessa, Jaqueline Vilas Boas Talga.

Direção de Produção: Dagmar Talga, Murilo Mendonça Oliveira de Souza, Frei José Fernandes Alves, OP., Janiel Divino de Souza.

Trilha Sonora: Dagmar Talga, Eduardo Paiva, Luiz Salgado, Tobias Bueno, Rebeca Talga Bessa.

Produção Executiva: Essá Filmes, Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil, Gwatá/UEG, CPT, Diocese de Goiás, Família Dominicana, Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis/UEG.

Locução: Eduardo Tornaghi, César David Rodrigues Pulido.

Pintura da Capa: Maximino Cerezo Barredo.

Duração: 97 minutos.