29 março, 2023

Pelos migrantes mortos em incêndio em Ciudad Juárez, no México

Rezemos juntos,

Pelos migrantes mortos em incêndio em Ciudad Juárez, no México.

“Rezemos pelos migrantes que faleceram ontem num trágico incêndio em Ciudad Juárez, no México, para que o Senhor os receba em seu Reino e dê consolo às famílias. Rezemos por eles. ” (Papa Francisco).

Segundo o último balanço divulgado pelo governo mexicano, ao menos 39 migrantes morreram e 29 ficaram feridos na tragédia.

Entre as vítimas identificadas estão colombianos, equatorianos, salvadorenhos, guatemaltecos, hondurenhos e venezuelanos.

Um vídeo que circulou pelas redes sociais no México e foi divulgado pela mídia, incluindo o jornal El Universal, mostra de forma praticamente incontestável que pelo menos dois agentes do Instituto Nacional de Migração se retiraram e mantiveram as saídas bloqueadas após o início do incêndio. A atitude explicaria por que o número de vítimas é alto e os migrantes não conseguiram se salvar. (ANSA).

De acordo com as autoridades locais, citadas pela mídia, o incêndio ocorreu depois que um grupo de cerca de 71 migrantes, que haviam sido detidos nas ruas da cidade, foram trazidos para o centro.

O presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador, disse por sua vez que o incêndio foi iniciado por migrantes que protestavam contra sua iminente deportação.

O incidente, cujas causas ainda não foram estabelecidas, ocorreu após as 22h locais, nas instalações federais do Instituto nacional para migração (Inm) localizadas ao lado da Ponte Internacional Laredo, na fronteira com os EUA.