20 novembro, 2020

Dia Nacional da Consciência Negra

Dia Nacional da Consciência Negra 

É preciso ter força e ter raça quem traz no corpo a marca, de uma gente que ri quando deve chorar, mistura a dor e a alegria e não vive apenas aguenta. (inspirado na música "Maria, Maria" de Milton Nascimento) 

“Agora eu sei que, de fato, Deus trata a todos de modo igual, pois ele aceita todos os que o temem e fazem o que é direito, seja qual for a sua raça” (Atos 10.34-35). 

Em uma sociedade onde não há igualdade de oportunidades e prevalece o individualismo, a indiferença, Intolerância e desigualdades sociais é preciso à utopia e o acreditar que o nosso Deus é libertador, que trata todas as pessoas iguais e aceita todas as raças. 

A história do Brasil é marcada pela escravidão das pessoas que foram arrancadas da sua pátria e produziram sob a violência as riquezas deste pais. As conseqüências da escravidão persistem até hoje, pobreza, racismo, preconceito e discriminação. 

Ao celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, é fazer memória de Zumbi dos Palmares e tantas outras pessoas escravizadas que lutaram e lutam contra o sistema escravocrata. Não podemos esquecer, a liberdade é vontade de Deus para todas as pessoas. 

Eu, Lucimar Moreira Bueno (Lúcia)



Oração

Deus libertador, obrigado pela diversidade da criação e por ter nos criados a tua imagem e semelhança. Ajude-nos a sermos com Tu és para que compreendamos que amas as pessoas, independente de raça, cor, nacionalidade ou sexo. Como Jesus que nós também defendamos a dignidade de todas as pessoas contra o preconceito, discriminação, racismo e desigualdade social. Amém.