08 agosto, 2009

Ao meu Pai e a todos os Pais


Que Deus abençoe a todos para que possam cumprir a missão de Pai e receber dos filhos e filhas os cuidados e carinhos que todos os Pais merecem, porque, Pai é Pai!

Os pais em uma sociedade educadora

A comemoração do dia dos pais tem sempre forte apelo comercial, mas não deixa de suscitar fortes emoções, seja para quem pode abraçar seu pai, seja para as pessoas cujo pai já partiu para a eternidade. Esta data foi inventada, em 1953 pelo jornal O Globo, no contexto de uma crise política, "para permitir que os filhos homenageassem a figura heróica do chefe de família que, nestes dias, atribulados e difíceis, é o responsável pela preservação dos laços cristãos que mantêm unida a família brasileira" (Cf. O Globo, 05/ 08/ 2005).
Atualmente, a realidade política é mais estável e a sociedade é pluralista, ou seja, cultural e religiosamente diversificada. A família tem uma estrutura de convivência diversa e a comemoração do dia dos pais tem outro contexto e finalidade. Festejar o dia dos pais pode ser boa ocasião para se refletir sobre o exercício da paternidade, seja dos homens que têm a graça e a responsabilidade de ter gerado vidas, seja de outros que, mesmo sem ser pais biológicos, são responsáveis por uma paternidade afetuosa e espiritual...continue lendo...

Lula defende necessidade de transformar programas sociais em lei

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva arrancou aplausos da platéia do Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Social, encerrado ontem(7), em Brasília, ao voltar a defender a criação de uma lei que torne permanente os programas sociais de seu governo, impedindo que eles futuramente sejam cancelados. Leia a matéria

MPF no Paraná quer acesso imediato ao Tamiflu

O Ministério Público Federal (MPF) no Paraná entrou ontem(7), na Justiça, com uma ação pública para garantir o medicamento Tamiflu às pessoas que apresentem sintomas da influenza A (H1N1) – gripe suína, no estado. O MPF quer garantir o medicamento ao doente, bastando que o médico que prestou atendimento receite o remédio.
De acordo com a Procuradoria da República no Estado do Paraná, o objetivo da ação é permitir o tratamento com o uso do Tamiflu já nas primeiras 48 horas da apresentação do quadro clínico da gripe suína.
“A urgência na administração do Tamiflu se deve ao fato que após as primeiras 48 horas da apresentação do quadro clínico da Influenza, esse remédio torna-se totalmente ineficaz ao combate da gripe”, diz a nota do MPF.

Papa pede ajuda solidária para reduzir o escândalo da pobreza na Argentina

Um “esforço solidário” para reduzir o “escândalo” da pobreza e da iniquidade social no país ao convocar a participação na coleta anual ‘Más por Menos’ que acontecerá em setembro, pede o papa Bento XVI aos argentinos .
A coleta é organizada pela Conferência Episcopal da Argentina e as declarações do papa ganharam repercussão maior em meio ao debate travado entre a Igreja e o governo acerca dos índices de pobreza no país.
Leia a reportagem do sítio Religión Digital do dia 08. A tradução é do Cepat.

PJ vai combater proposta de “toque de recolher” em Maringá


O jornal “Hoje Notícias”, de Maringá, publicou em sua edição ontem (7) manchete destacando a intenção de uma vereadora em instituir na cidade o “toque de recolher” para menores de 16 anos após as 23 horas. A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Maringá entende que a proposta apenas criminaliza o jovem e, também por isso, não concorda com a proposta...continue lendo...