11 junho, 2017

"Escola de Formação de Lideranças” Arquidiocese de Maringá


Esse povo de Deus da Arquidiocese de Maringá, serão com outros que virão as/os integrantes da primeira turma da “Escola de Formação de Lideranças”.
Convidamos as dioceses de: Campo Mourão, Umuarama e Paranavaí que compõe a Província Eclesiástica de Maringá para fazer parte da escola, hoje no seminário confirmaram.
Entendendo “Escola de Formação de Lideranças”
A Arquidiocese de Maringá, na sua opção por ser uma Igreja em CEBs e Rede de comunidades tem avançado nos últimos anos na iniciação da vida cristã. Constituindo também a Escola Bíblico Teológica, ajudando muitas cristãs e cristãos a sentirem-se seguros na fé e atentos aos diversos desafios da vida cristã.
Mas sente-se uma lacuna quanto ao processo formativo que os prepare para desempenhar funções de serviço à CEBs, muitos sentem-se despreparados e inseguros quanto à organização de uma reunião de CPC, ao método ver-julgar-agir-celebrar; à condução de um encontro de grupo de reflexão, de uma celebração, benção e oração nas casas, da leitura orante da Palavra, de uma abordagem evangelizadora; à organização de ações e projetos para atender as diversas demandas das comunidades. E sente-se muito mais inseguros quanto à participação na sociedade, nos seus diversos espaços de militância em favor da sociedade justa e fraterna.
Com a Escola de Formação de Lideranças, serão formadas equipes de assessoria e formação para CEBs, esta equipe revisa as experiências que já existem, estuda e define um processo didático, contendo material, dinâmicas e oficinas, orações, celebrações e retiros para ser aplicado nas paróquias que desejam constituir ou fortalecer as CEBs.
A Escola de Formação de Lideranças contemplará dois núcleos: 1) A Igreja ad intra e 2) A Igreja ad extra.
1) Ad intra: Formação bíblico/doutrinal: Que Deus, Que Ser Humano, Que Igreja; metodologia e prática de evangelização e aprofundamento da fé: Coordenar; Animar; Acompanhar... a ação da Igreja.
2) Ad extra: Doutrina Social da Igreja: Políticas Públicas e Conselhos; Movimentos Sociais e Populares, Associações e Cooperativas, Partidos Políticos e outros.

Fotos do Seminário das CEBs Província Eclesiástica

Seminário das CEBs Província Eclesiástica

Fotos com as/os participantes do seminário.

A Cruz Ìcone do 14º Intereclesial das CEBs que com alegria a Arquidiocese de Maringá a acolheu no seminário, sábado, dia 10, com a celebração junto das comunidades da Região Pastoral São José Operário, uma das oito regiões pastoral da Arquidiocese de Maringá.

os ícones para motivar o Paraná rumo ao 14º Intereclesial das CEBs Nacional (Cruz, imagem de Nossa Senhora do Rocio e o Banner), estará até o dia 23 percorrendo as Regiões Pastoral de nossa Arquidiocese.