31 dezembro, 2024

Feliz Ano Novo de Paz para o Mundo Inteiro!

Que no ano de 2025, reavivamos a história, reafirmando o compromisso com o seguimento de Jesus Cristo, comprometendo-nos com o anúncio profético do evangelho que é boa notícia para a humanidade, principalmente para os pobres e oprimidos e que nos acolhemos uns aos outros, para a festa inspirada pela vivência do ano jubilar. Sentir a presença de jesus que se alegra pela união das pessoas; que se alegra pela união das famílias; que se alegra pela união das comunidades; que se alegra pela união das nações, e vivermos e celebrarmos o ano jubilar de paz em tempos onde há guerras e conflitos, más, é também tempo de esperançar na pessoa do Filho de Deus, Jesus, que “andou por toda parte, fazendo o bem” (Atos 10,38). A paz é um bem que é promovida com o bem; com o diálogo e a mediação para resolver conflitos, abandonando atitudes e ações violentas e respeitando a diversidade dos modos de pensar e agir.

Feliz Ano Novo!

-----------------------------------------------
Eu, Lucimar Moreira Bueno (Lúcia)


31 de dezembro

Rezemos juntos,

31 de dezembro é o 365.º dia do ano no calendário gregoriano (366.º em anos bissextos). Faltam 0 dias para acabar o ano.

No Menino Jesus frágil deitado numa manjedoura de uma gruta de Belém, Deus desce à nossa história e abraça a fragilidade humana e nos dá a salvação e a paz. Rezemos juntos para que não sejamos irresponsáveis a ponto de colocar nossa esperança de salvação nas ideologias, no dinheiro, na autossuficiência, na força das armas, na embriaguez dos aplausos. A verdadeira salvação vem de Jesus e da proposta irrecusável que Ele nos trouxe.


24 dezembro, 2024

Jesus Nasceu. Feliz Natal!


 

Natal, Jesus vem para transformar o mundo!


Natal, Jesus vem para transformar o mundo!

Jesus Cristo vem para transformar e liberar o mundo e as pessoas de todos os preconceitos, intolerância e injustiças que estão envolvidos. Ele vem humilde e simples e é as pessoas simples anunciado para que nos tornemos pessoas simples e humildes; esse é o desejo de Deus e o sentido da encarnação de Deus que aconteceu no Natal.

São as pessoas humildes e simples; as pessoas de coração puro que são capazes de olhar ao redor e perceber “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem” (Constituição Gaudium et Spes, 1), e encontrar em Jesus inspiração para transformar suas próprias vidas e ir ao encontro das periferias físicas e existências, que estão repletas de solidão e feridas.

Vençamos o medo e vamos ao encontro de Jesus, como os pastores venceram o medo e foram ao encontro do menino Jesus.

Feliz Natal!

Eu, Lucimar Moreira Bueno


11 dezembro, 2024

As pessoas mais inteligentes costumam ter esses 10 comportamentos. Se você também tem, sua inteligência é acima da média

Clique AQUI para ler a matéria na íntegra


Acreditem, rsrsr, tenho esses comportamentos.


As pessoas mais inteligentes costumam ter esses 10 comportamentos. Se você também tem, sua inteligência é acima da média


1 - Eles são bagunçados

Um QI elevado, isto é, uma inteligência elevada, correlaciona-se com a ordem, mas de um ponto de vista negativo. As pessoas mais inteligentes costumam ser bagunceiras. De acordo com este estudo da psicóloga Kathleen Vohs, uma mesa bagunçada estimula a criatividade.

2 - Eles sabem como organizar

Pode parecer que o primeiro comportamento e este sejam exclusivos, mas embora sejam desordenados, as pessoas mais inteligentes também sabem se organizar. A razão é que certos aspectos da inteligência são influenciados pela memória de trabalho ou memória operacional, uma capacidade cognitiva que, segundo estudos, está relacionada com certas funções cognitivas complexas, como raciocínio, planejamento ou tomada de decisão.

Pessoas com QI acima da média possuem uma memória de trabalho mais sofisticada que lhes permite ser mais organizados no dia a dia.

3 - Eles têm maior estabilidade emocional e autocontrole

As pessoas mais inteligentes são capazes de regular seus estados emocionais usando apenas as ferramentas que seu cérebro lhes fornece. Eles não precisam de validação externa nem têm medo de ficar sozinhos. Ao regular corretamente suas emoções, suas ações são orientadas para a mudança e o aprendizado.

Isto também se traduz em um maior autocontrole, capacidade que, aliada a um melhor planejamento a longo prazo, nos permite ter a visão para construir um futuro melhor e saber o que é preciso fazer para atingir os nossos objetivos.

Mais uma vez, um estudo publicado na Frontiers in Psychology, que explora o conceito de autoconhecimento, descobriu que havia uma correlação significativa entre inteligência emocional e autoeficácia. Ou seja, aquelas pessoas com mais inteligência tendem a ter maior autoconfiança e autoeficácia.

4 - Eles não são muito sociáveis ​​e gostam da solidão

Ter grande inteligência emocional não significa que tenhamos que ser sociáveis. Existem muitas pessoas introvertidas e com habilidades sociais e pessoas que, apesar das habilidades sociais, preferem ficar sozinhas e desacompanhadas.

Alguém com grande inteligência não teme a solidão e, segundo vários estudos, pessoas com maior inteligência preferem passar mais tempo sozinhas.

5 - Eles são líderes natos

Ter um alto nível de inteligência nos permite fazer uma melhor análise situacional. Além disso, o pesquisador Fred Fiedler desenvolveu o modelo contingencial, segundo o qual a eficácia do líder é determinada pelo estilo de liderança e pelo controle situacional.

Uma pessoa mais inteligente é capaz de fazer as perguntas certas, ouvir as respostas e compreender as necessidades da sua equipe, o que lhe permite ser líderes natos.

6 - Eles sabem como se fazer entender

Seguindo a linha anterior, uma pessoa com mais inteligência pode ser boa em comunicação. Indivíduos inteligentes ouvem e compreendem outros pontos de vista, e por também possuírem elevada inteligência verbal, podem potencialmente ser bons comunicadores, algo que pode ou não ser desenvolvido. Eles têm as ferramentas necessárias para fazer isso.

7 - Eles são persistentes

A persistência é uma competência psicológica que nos ajuda a enfrentar as adversidades e é uma das ferramentas necessárias para alcançar o sucesso e aumentar a nossa autoestima. Poderíamos dizer que é o motor psicológico que nos impulsiona à ação mesmo nos momentos mais complicados.

O psicólogo especializado em inteligência Alfred Binet afirmou que “inteligência é a capacidade de tomar e manter uma determinada direção, adaptar-se a novas situações e ter a capacidade de criticar as próprias ações”.

8 - Eles estão comprometidos com seu aprendizado

Alguém que é mais inteligente que a maioria, busca continuar aprendendo todos os dias e alimenta incansavelmente sua curiosidade, e até parece ter uma inclinação natural para incentivar o aprendizado.

9 - Eles são criativos

Relacionado ao comportamento anterior, descobrimos que pessoas com mais inteligência também são curiosas. O psicólogo Scott Shigeoka afirma que quando nos incentivamos a entender por que as coisas acontecem e como acontecem, como explica em seu livro ‘Seek: How Curiosity Can Transform Your Life and Change the World’, estamos trabalhando em nossa inteligência.

10 - Eles são mentalmente rápidos

Velocidade de processamento é uma capacidade cognitiva que é definida como o tempo que uma pessoa leva para realizar uma tarefa mental, tendo a ver com a velocidade com que uma pessoa capta e reage à informação recebida.

Ou seja, é o tempo que levamos para receber um estímulo, seja ele qual for, e a resposta que emitimos. Esta capacidade está intimamente ligada à capacidade de processar informações, sejam elas verbais, visuais e/ou espaciais, de forma rápida, automática e eficiente.

-----

Fonte: site minhavida

05 dezembro, 2024

Celebrando os 10 anos de minha sobrinha e afilhada!

Senhor Deus, neste dia em que celebramos o aniversário da Ana Laura, pedimos a ela e a todas as crianças e adolescentes, Sua benção, para que encontrem alegria em todas as circunstâncias da vida.
Guia-as em seus passos, guardando-as de todo mal e conduzindo-as por caminhos de verdade e bondade. Dá-lhes a força para enfrentar desafios e a sabedoria para fazer escolhas sábias, que cresçam na fé e no seguimento dos ensinamentos de Jesus Cristo. Amém.




03 dezembro, 2024

Três curiosidades sobre o Tempo do Advento: manifestação, protagonistas e a coroa do Advento

As curiosidades do Tempo do Advento foram tema do quadro CNBB Confere, publicado nas redes sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O assessor da Comissão Episcopal para a Liturgia, frei Luís Felipe Marques, destacou o significado da palavra Advento, os protagonistas desse tempo e os símbolos presentes na coroa.


Manifestação

Frei Felipe recorda a relação que sempre é feita com a palavra Advento, no sentido de espera. Mas destaca que Advento significa epifania, que é uma manifestação.

“Mais do que a espera, nós estamos celebrando a presença do Senhor no meio de nós. E temos uma certeza: a cada liturgia, ‘o Senhor esteja convosco, Ele está no meio de nós’, Ele veio habitar no meio de nós, Ele veio viver no meio de nós. E por isso, no tempo do Advento, a Igreja, com beleza, com profundidade, com silêncio celebra, mais que uma espera, uma presença, a presença do Senhor encarnado que assumiu a nossa vida, que assumiu a nossa carne, que se fez um de nós para que nós possamos cada vez mais estarmos próximos a Deus e celebrarmos a sua presença na nossa vida com os irmãos na Igreja, nas obras de caridade, nas obras de misericórdia e no nosso testemunho cotidiano de vivência do Evangelho”.

3 protagonistas
A Liturgia do Tempo do Advento apresenta três protagonistas interessantes: o profeta Isaías, João Batista e Maria.

Isaías é o profeta do Antigo Testamento que anuncia a primeira vinda, que vai falar do nascimento do Senhor, que vem como luz dos povos, luz das nações para iluminar aqueles que jazem nas trevas.

João Batista: até hoje sua palavra ressoa em nossos corações: convertei-vos. E essa conversão é aquela que é necessária para a segunda vinda.

Maria: a mulher que gera para nós a esperança, que traz pra nós o Cristo, nossa esperança que vive no meio de nós.

Coroa do Advento
Arranjo composto por quatro velas, esse símbolo “vai nos preparando progressivamente para a grande celebração do Natal do Senhor, porque cada vela é acendida em um domingo”.

Os Ramos verdes representam a esperança e a fita vermelha significa “o amor de Deus que nos envolve, que o Cristo nasce para poder morrer, dar a vida por nós, nasce para manifestar o amor de Deus por nós”. As velas, recordam que a luz do Senhor “ilumina a nossa vida, é esperança para nossa história, para a nossa caminhada cristã”.

Fonte: Site da CNBB