21 março, 2010

Papa pede desculpa a vítimas de abusos sexuais de padres

O papa Bento 16 através de carta pediu desculpas às vítimasde de abusos sexuais cometidos por padres no país da Irlanda o mais afetados por escândalos de pedofilia na Igreja .
Penso que a carta deveria ter também atingindo os outros países que também ocorreu abuso sexual cometido por padres, como o Brasil, Áustria, Holanda e Alemanha.
Na carta o papa reconheceu o sofrimento que as revelações trouxeram à comunidade católica do país. De acordo com a BBC Brasil, Bento 16 admitiu que as vítimas e os parentes se sentem traídos pela Igreja após décadas de abusos sexuais de crianças e jovens por sacerdotes. “Vocês sofreram dolorosamente e eu verdadeiramente sinto muito”, disse o papa no documento.
Na Irlanda a carta desde ontem(20) começou a ser lida durante as missas. No texto, o papa também criticou o tratamento dado pela hierarquia da Igreja às acusações de pedofilia. Para ele, houve “erros sérios” na condução dos casos, mas a carta não pediu a renúncia de nenhum bispo.
Segundo o papa, os culpados de abusos devem “responder perante a Deus e aos tribunais propriamente constituídos pelas ações pecadoras e criminais que cometeram”. O papa disse ainda estar disposto a se encontrar com as vítimas e que a carta deve ajudar a curar as feridas e renovar a fé.

2 comentários:

a disse...

Oi, me chamo Thais, moro em cuiabá, MT. Fui abusada qdo criança e ate adolescencia, sofro muito com isso ainda, pois as lembranças ainda é muito presente em minha mente. Gostaria de pode conversa com vc. Ate mais. Depois eu volto, para ver se vc me respondeu. Fique com Deus!

Thais Lisboa

a disse...

Meu msn. lisboa.almeida1992@hotmail.com


Thais Lisboa