20 junho, 2008

Para estar a serviço da vida é preciso estar presente no mundo

Para estar a serviço da vida é preciso estar presente no mundo, inserido na sociedade e atento aos acontecimentos sociais e políticos. De olho na pessoa que delegamos com o nosso voto para nos representar. Cabe acompanhar e exigir que cumpram seu papel em defesa do bem comum do povo, da sociedade. Não aceitar que suas ações sejam para satisfazer interesses particulares ou em prol de um pequeno grupo privilegiado por ele.

Para estar a serviço da vida é preciso estar presente no mundo, principalmente a onde as necessidades são mais gritantes, com atitude profética denunciando o sistema opressor e os nomes de quem sustentam este sistema e com alegria e convicção anunciando a Boa Nova que se realiza com atitudes justas de pessoas justas, com a organização do povo, com afeto e amor alcançado através de uma vivencia fraterna em uma comunidade que saiba partilhar, vivendo sua fé sem vergonha de dizer sou cristão.

Para estar a serviço da vida é preciso estar presente no mundo, é preciso que as pastorais, movimentos e organismo da Igreja e outros organismos que defendem a vida e suas lideranças tenham comportamento e atitudes cristãs, atentas a realidade e aos acontecimentos dando exemplos que realmente mereçam ser seguido. Fazer-se presente no mundo da política hoje requer muito cuidado e ocorrendo de uma pastoral ou movimento apoiar um político que não tem cumprido com seu papel em defesa do bem comum, do povo e da sociedade é preciso agir com autoridade, proibindo e levando ao conhecimento dos integrantes de tal pastoral ou movimento o porquê e havendo necessidade, que seja tomada às devidas providências. Não tem como pregar uma coisa e viver outra. Os desafios são grandes e precisam ser enfrentados.

Para estar a serviço da vida é preciso estar presente no mundo, caminhando com o Povo de Deus, levando a onde não mais existir, o amor, a alegria, a esperança. É preciso fazer o Povo acreditar novamente, a sonhar novamente, a ver um novo horizonte possível de ser alcançado. É preciso reavivar a fé levando a uma experiência intima com o nosso Deus da vida. É preciso estar presente no mundo e de forma especial a onde a necessidade for mais gritante. É preciso estender a mão sem preconceito, acolhendo e valorizando a pessoa. É preciso apertar a mão, abraçar, tocar a pessoa, Jesus resgatou muitas vidas tocando nelas, como o cego, o leproso, o surdo. É preciso resgatar a humanidade, seu valor, sua dignidade, sua igualdade. É preciso revelar a face amorosa e terna de Deus.

Lucimar Moreira Bueno (Lucia)

Nenhum comentário: