Muitos tomam, para ganhar massa muscular, desempenho físico, para uma melhor qualidade de vida.
Más ela é segura?
É recomendável toma-la?
Os idosos podem se beneficiar?
Minha opinião, sempre bom uma avalição médica e/ou nutricionista.
Creatinine é uma substância produzida naturalmente pelos músculos durante o metabolismo da creatina, que fornece energia para as células musculares.
A creatinina é filtrada pelos rins e eliminada pela urina, por isso, sua dosagem no sangue é um dos principais exames para avaliar o funcionamento renal.
Em geral, sim, a creatina é segura e recomendável para muitas pessoas — mas depende do caso individual.
A creatina é uma substância naturalmente produzida pelo corpo (nos rins e fígado) e também obtida pela alimentação (principalmente carnes). Ela ajuda a fornecer energia rápida para os músculos, melhorando o desempenho físico e a recuperação.
Cuidados se faz necessário:
- Deve-se beber bastante água, pois a creatina é eliminada pelos rins.
- Quem tem problemas renais não deve usar sem orientação médica.
- Doses excessivas não trazem mais benefícios — o corpo só aproveita até certo limite.
Se você tem rins saudáveis, bebe água suficiente e treina com regularidade, a creatina é segura e eficaz.
Mas se tiver qualquer alteração na função renal (ex: creatinina alta), é essencial consultar um médico antes.
A baixo segue um texto que encontrei no site do Hospital Oswaldo Cruz, onde especialista aponta 3 benefícios da creatina para quem não treina. A baixo a matéria e o link.
Especialista aponta 3 benefícios da creatina para quem não treina
A creatina tem se tornado o suplemento queridinho de quem treina, com pessoas de várias faixas etárias aderindo ao seu consumo, devido aos seus benefícios sobretudo para a recuperação muscular.
No entanto, essa suplementação não serve apenas para quem tem uma rotina de prática de atividade física e nutricionistas defendem que mais pessoas podem se beneficiar de suas vantagens.
A nutricionista e personal trainer, Aline Becker, enumera três benefícios da creatina para quem não treina. O primeiro deles é a melhora na recuperação muscular. “A creatina ajuda na recuperação muscular tanto em quem pratica atividades físicas quanto para quem não pratica, pois ajuda a aumentar as fibras musculares, ganhar ou manter massa muscular”, disse Aline, em entrevista para o Sport Life.
Os idosos podem se beneficiar?
Sobre isso, a nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Bruna Lima, também enumera os principais benefícios da creatina. “A creatina é uma fonte de produção de energia para as células musculares, de modo, que melhora a força e o tônus muscular. Dessa forma, quem faz atividades físicas frequentemente costuma suplementar essa substância. Além disso, pode trazer mais qualidade de vida para grupos específicos, como os idosos”, contou.
A profissional afirma que esse suplemento ajuda na hidratação celular. “A creatina ajuda na hidratação das células do nosso corpo. Essa hidratação extra pode colaborar muito para o desenvolvimento dos músculos e o seu crescimento. Além disso, essa hidratação também é fundamental para aumentar a força muscular”, esclareceu.
Qual a contribuição para o funcionamento cerebral?
A creatina ajuda no bom funcionamento de tecidos com intensas flutuações de energias, como o cérebro e os músculos. “Mas, tratando-se do cérebro devido ao seu papel fundamental no equilíbrio de energia, a ingestão de creatina para quem não treina pode ajudar a melhorar a performance cerebral”, concluiu Aline Becker.
É verdade que a creatina interfere no sono?
“As evidências científicas mostram que a creatina é utilizada para exercícios de alta intensidade e curta duração com efeitos positivos na função cognitiva, ou seja, não há comprovação que ela interfira no sono. Lembrando que todo efeito de um suplemento deve ser individualizado”, respondeu a nutricionista e médica do esporte, Flávia Magalhães.