19 novembro, 2025

Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra - Um Dia para Aprender e Celebrar


“Cristo nos libertou para que sejamos verdadeiramente livres” (Gl 5,1)

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro em todo o Brasil. A data foi instituída pela Lei nº 12.519/2011 e marca a morte de Zumbi dos Palmares em 1695, símbolo da resistência negra contra a escravidão e luta pela liberdade.

Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo da história do Brasil, simboliza a sede de liberdade da população negra que nunca aceitou a escravidão como destino. Sua vida e sua morte são lembretes vivos de que a dignidade humana é inegociável.

Nesta data, fazemos memória da luta de tantos homens e mulheres negros que, como Zumbi dos Palmares, acreditaram na liberdade mesmo quando ela parecia impossível. Sua resistência é sinal de que o Espírito de Deus sopra onde há desejo de vida, dignidade e justiça.

A Palavra nos lembra que “Cristo nos libertou para que sejamos verdadeiramente livres” (Gl 5,1), por isso, toda forma de escravidão — física, social, espiritual ou moral — é contrária ao projeto de Deus. O racismo, que ainda fere e exclui tantas irmãs e irmãos, é um pecado que precisa ser reconhecido, combatido e superado com coragem evangélica.

Criançada

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é um dia muito especial para lembrarmos que todas as pessoas são importantes e que Deus nos criou diferentes para que o mundo fosse mais bonito e cheio de cores.

Zumbi dos Palmares, um homem muito corajoso que viveu há muitos anos e lutou para que as pessoas negras fossem livres. Ele não desistiu de fazer o que era certo, mesmo quando tudo parecia difícil. Nos ensina que ninguém é melhor do que ninguém e que a cor da pele não muda o valor de ninguém, todas e todos merecem respeito, carinho e oportunidades. Deus nos fez com amor e alegria, e cada pessoa é única e especial.