10 novembro, 2025

STF rejeita recurso de Bolsonaro e mantém condenação a 27 anos de prisão

A Supremo Tribunal Federal (STF), por meio da Primeira Turma do STF, rejeitou por unanimidade (4 × 0) os embargos de declaração apresentados por Bolsonaro.

A decisão mantém a condenação de Bolsonaro – de 27 anos e 3 meses de prisão – por crimes como tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada e demais delitos imputados no processo.

O julgamento ocorreu no plenário virtual, em que os ministros apenas votam por escrito. Sobre a prisão de Bolsonaro, ainda não há data para que isso ocorra, pois a defesa ainda pode tentar recorrer novamente.

Meu Pai, apaixonado por Roda de Viola

Meu pai, esteve internado de terça feira a sexta feira, 07 de novembro. É um apaixonado por música de viola.

Ontem domingo, 09 de novembro de 2025, uma dia após ter saído do hospital, todo contente, participativo nesse lindo evento: Nos Trilhos da Viola, Orquestra Maringaense de Viola Caipira (OMVC), no teatro Marista.

Solidariedade ao Povo de Rio Bonito do Iguaçu (Pr)



Brasil foi atingido por um forte sistema meteorológico

Foto: Ari Dias/AEN

No fim de semana de 7 a 9 de novembro de 2025, o Brasil foi atingido por um forte sistema meteorológico: uma frente fria associada a um ciclone extratropical de novembro de 2025 que provocou ventania intensa, temporais e tornados em partes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O sistema se formou sobre a região Sul do Brasil na sexta-feira, 7 de novembro, com o centro de baixa pressão já atuando nessa data. Na madrugada e manhã de sábado (8/11), o ciclone se deslocou sobre o oceano na costa de São Paulo e do Rio de Janeiro, e ao mesmo tempo a frente fria avançou para o interior do Sudeste e Centro-Oeste. (Climatempo). No domingo (9/11), o sistema já se afastava em alto-mar, com risco de ventania reduzido na região Sul.

Rajadas de vento superiores a 100 km/h foram registradas em diversas áreas do Sul e Sudeste. No município de Rio Bonito do Iguaçu (PR), o fenômeno tomou características de tornado — com ventos estimados em até 250 km/h — e foi classificado preliminarmente como categoria F3. Além de Rio Bonito do Iguaçu, também registraram os fenômenos Guarapuava e Turvo.

Em Rio Bonito do Iguaçu: cerca de 90% das edificações urbanas foram atingidas ou danificadas. Seis mortes confirmadas, centenas de feridos. No estado do Rio Grande do Sul: pelo menos dez municípios afetados, até 200 mil residências sem energia elétrica, queda de árvores e destelhamentos. Em áreas do Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais): ventania, queda de estruturas leves, desalojados.