18 novembro, 2025

Arquidiocese de Maringá repassa R$ 175 mil para reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu


Em um gesto concreto de solidariedade e fraternidade, a Arquidiocese de Maringá efetuou nesta segunda-feira (17/11) o repasse de R$ 175.000,00 (cento e setenta e cinco mil reais) para a Cáritas da Diocese de Guarapuava. O valor será integralmente destinado aos esforços de reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu (PR), severamente atingida por um tornado no dia 7 de novembro, que destruiu 90% da cidade.

A doação é fruto do Fundo de Solidariedade da Arquidiocese, que é composto pelas contribuições do dízimo de fiéis das 59 paróquias que integram a jurisdição eclesiástica.

Segundo o padre Onildo Luiz Gorla Júnior, Ecônomo da Arquidiocese de Maringá, isto soma-se às inúmeras doações materiais que também foram feitas nas paróquias.

“Assim que a catástrofe aconteceu, nossos paroquianos se mobilizaram com inúmeras doações materiais. Agora, a necessidade é de recursos financeiros para comprar materiais de construção e reerguer as moradias e estruturas perdidas. Por isso, estamos enviando esta quantia, somando nosso apoio ao trabalho incansável que a Diocese de Guarapuava e a Cáritas estão realizando”, comenta padre Onildo.

O auxílio financeiro reforça a campanha da Igreja do Paraná, que se uniu em comunhão para amparar as centenas de famílias desalojadas e desabrigadas pela tragédia.

Ajude a Reconstruir Rio Bonito do Iguaçu

A Arquidiocese de Maringá reitera o convite à solidariedade e informa que as doações financeiras continuam sendo fundamentais. As contribuições podem ser feitas diretamente à Cáritas Diocesana de Guarapuava: PIX (CNPJ): 48791935000160.

Fonte: Site da Arquidiocese de Maringá

Programa Celular Seguro

O Programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), visa combater o roubo e o furto de aparelhos celulares no país. Uma das saídas propostas pelo MJSP para reduzir esse tipo de crime é a utilização de uma tecnologia para comunicar o crime e, ao mesmo tempo, acionar bloqueios do próprio aparelho, dos aplicativos bancários e de eventuais acessos disponíveis no dispositivo móvel.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) debateu com entidades setoriais, agências regulatórias e empresas de telefonia e de tecnologia formas de combater o roubo e o furto de aparelhos celulares no país.

Uma das saídas propostas pelo MJSP para reduzir esse tipo de crime é a utilização de uma tecnologia para comunicar o roubo ou o furto e, ao mesmo tempo, acionar bloqueios do próprio aparelho, dos aplicativos bancários e de eventuais acessos disponíveis no dispositivo móvel. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Instituições Financeiras e as Operadoras de Telefonia colaboraram com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para o desenvolvimento do projeto.

A parceria resultou na solução Celular Seguro. A partir dele, os parceiros dessa iniciativa serão alertados e tomarão providências necessárias para evitar maiores problemas.

O Programa Celular Seguro é destinado à todos os cidadãos brasileiros. Para registrar o aparelho celular é preciso estar cadastrado no Gov.br.

Etapas para a realização deste serviço:

Instalar o Aplicativo ou acessar a versão WEB

Abra a sua loja de aplicativos e busque por "Celular Seguro", acesse a página do app e clique para instalá-lo. Após a instalação, o aplicativo estará disponível para o uso no seu aparelho celular.

Ou acesse diretamente a versão WEB

Nesse link, mais informações

O link a baixo, fonte do texto acima, e apresenta o passo a passo para usar o aplicativo.