13 maio, 2008

"Uma Igreja a Serviço da Vida"

Uma Igreja a serviço da vida é o tema escolhido para a Assembléia da Arquidiocese de Maringá que vem sendo construída de forma participativa envolvendo a base. A vida e a dignidade precisam ser resgatada, o caminho é seguir os passos de Jesus. Uma Igreja em estado de missão. Uma Igreja presente a onde sua presença se fazer necessária. Com um jeito novo, metodologia dinâmica e participava, que saiba , não só levar, mas descobrir junto, não só dar, más também receber, partilhar e buscar junto, ensinar e aprender. Uma relação que permita criar novos laços, novas relações, um novo jeito de olhar a vida, um novo jeito de ser Igreja.
Diante da exclusão social, do individualismo, da busca do ter e do poder, diante de tantas “informações” que rapidamente chegam, diante de tantas perguntas sem respostas, sonhos esquecidos, esperanças destruídas é preciso reconstruir relações humanas, resgatar a dignidade e a liberdade das pessoas, é preciso por fim na exclusão social e na violência, é preciso reavivar os sonhos e as esperanças, é preciso construir uma socieade justa e solidária, é preciso não deixar o povo perder a fé, é preciso levar o povo a ter experiência intima com o Deus da vida.
Anuciar o evangelho sendo fiel a ele respondendo aos novos anseios do povo é um grande desafio. Exige uma abertura pessoal e comunitária, entusiasmo e certeza, compromisso e responsabilidade. A essência não pode faltar, precisa vivênciar o anuncio, é preciso levar o povo a uma experiência intima com Deus. Assumir a missão é fazer uma decisão radical de entrega total ao Reino de Deus em prol da vida.
Os desafios de hoje são grandes. Não e fácil colocar em prática a missão que Jesus a nós confiou: “Assim como o Pai me enviou, eu tambem vos envio” (João, 20,21). É preciso sair de si, ir ao encontro do outro, ir ao encontro do “diferente”, do marginalizado, do afastado, do necessitado.
Precisamos semear sementes de otimismo, de alegria, de esperança e de amor.

Lucimar Moreira Bueno (Lucia)

Nenhum comentário: