04 fevereiro, 2010

A Originalidade da Mística das CEBs

Por Pe João Caruana
Na Oportunidade do Seminário da Província Eclesiástica de Maringá, que vai ser celebrado logo mais em Maringá quero re-apresentar estas minhas reflexões sobre a originalidade da Mística das CEBs.
A espiritualidade das CEBs, entre todas as espiritualidades que conhecemos é a única que nasceu aqui na América Latina - todas as outras espiritualidades que apresentamos ao nosso povo tem origem em outros paises . Nada de errado - mas chegou à hora de aceitar isto e proclamar em todos os cantos deste continente que sim, a mística das CEBs é a única mística que tem raízes aqui na América Latina. E não só! É fruto de uma Igreja, em conjunto, em nível continental, e não de uma pessoa só, mas dos nossos bispos, teólogos, leigos, leigas em conjunto, que respondendo ao chamado do Vaticano II de re-pensar toda a vida da Igreja saiu com esta mística. Antes de ser estrutura, è uma mística que tem como fonte a Sagrada Escritura, o Novo Testamento, os Atos dos Apóstolos, e quando entrou na problemática da estrutura deu importância ao fato sociológico que temos um povo espalhado, muitas vezes em regiões muitas distantes, vivendo como ovelhas sem pastor... e assim pensou a paróquia e as paróquias como "Rede de Comunidades" com o pároco não mais dono da paróquia, más assessor e sinal de unidade. Ser Comunidade é diferente de ser Movimento... Que muitas vezes tem a característica que frisa um aspecto só da vida. Um Movimento tem a tendência de reduzir toda a sua mística, ou toda a sua preocupação a um aspecto só da vida do povo de Deus...
NOTA:
Sugiro que o Seminário num dos trabalhos em grupos tenta responder para esta pergunta:
1) Que uso as nossas dioceses fizeram após dois anos desde a publicação do documento Aparecida?
2) Que mudanças trouxe nas nossas paroquiais, movimentos e associações?
3) E num segundo momento, é de perguntar, que cobertura os nossos meios de comunicações regionais e nacionais estão dando a este Documento ?
Leia aqui o artigo de Pe. João Caruana "A Originalidade da Mística das CEBs"

Nenhum comentário: