21 janeiro, 2014

Água de Maringá. Quem é culpado, os pesqueiros ou a Sanepar?

Com relação ao gosto de barro e o cheiro ruim da água fornecida pela Sanepar em Maringá, nos últimos dias, os integrantes da força-tarefa criada para fiscalizar, mapear e analisar a água do rio Pirapó, procurou identificar a origem das microalgas Oscillatoriales, presentes no rio Pirapó, principal manancial de abastecimento público de Maringá. A Sanepar diz que as microalgas não representam riscos à saúde humana, apesar de provocarem odor e sabor na água tratada. 

Na coletiva realizada hoje, 21, na Sanepar, confirmou que a origem da água com gosto e cheiro ruins foi uma propriedade rural que possui vários tanques às margens do rio Pirapó, em Sabáudia, com a possibilidade das algas terem vindo também de outras propriedades ribeirinhas.

Quem é culpado, os pesqueiros ou a Sanepar?

Talvez, seria viável alguém lembrar a Sanepar que “carvão ativado” tem um excelente poder de clarificação, desodorização e purificação de líquidos e que ela pode usar a quantidade suficiente para resolver o problema da água em Maringá, sem risco nenhum para a humanidade e todos os seres vivos.

Nenhum comentário: