15 abril, 2008

Um 'western teológico'. A vida de D. Pedro Casaldáliga vira filme


A vida de D. Pedro Casaldáliga será o tema do filme por iniciativa do produtor catalão Ricard Figueras, baseado na reportagem de Francesc Escribano, diretor da Televisão da Catalunha. A notícia é do boletim eletrônico Religión Digital, 08-04-2008.
Segundo o produtor, ainda não se tem o ator que encarnará
D. Pedro “porque queremos, afirma, que tenha uma certa semelhança física e isso complica o casting”. O filme será rodado entre maio e junho de 2009.Marcos Bernstein, adaptará o livro de Escribano. Marcos Bernstein é um dos mais importantes e prestigiados roteiristas do Brasil. Entre seus trabalhos está o filme Central do Brasil.
O roteiro se centrará nos primeiros anos de D. Pedro no Brasil, de 1968 a 1976: desde o momento da sua chegada a São Félix do Araguaia até que matam, na sua presença, o padre João Bosco Burnier, jesuíta.
“A dinâmica da história nestes anos é de um potencial cinematográfio tremendo – afirma Figueras. É a estrutura de um filme de aventuras clássico, onde uma pessoa soziha ante o perigo se coloca ao lado dos fracos e os defende dos poderosos. É impressionante como ele enfrenta os latifundiários, como estes querem tirá-lo, matá-lo e como intervém o Vaticano”, enumera Figueras esta história que qualifica de épica.
D. Pedro sempre foi ligado à
Teologia da Libertação. Isso trouxe um claro distanciamento de Casaldáliga da ortodoxia de João Paulo II. “Mas nos seus primeiros anos no Brasil não foi assim, constata Escribano.
Na década de 1970, a Igreja apoiou de uma maneira clara e direta, até o ponto de salvar a vida, mais de uma vez, de D. Pedro. Por exemplo, recorda o diretor da Televisão da Catalunha, numa ocasião em que estava claríssimo que os pistoleiros, contratados por fazendeiros, o assassinariam porque revolucionava os camponeses, Paulo VI enviou uma mensagem, muito clara e direta, aos responsáveis pela ditadura militar brasileira: “Tocar em Pedro é tocar em Paulo”. Aquele aviso lhe salvou a vida”.
Segundo Escribano, o filme será um autêntico “western teológico”.

Nenhum comentário: