11 junho, 2008

AUMENTO POR PORCENTAGENS - O GRANDE EQUÍVOCO!

Por: Pe João Caruana
Há anos eu vem discutindo a anomalia e o equívoco que acontece quando para recuperar a inflação a lei da aumento por porcentagem! Porque? porque o que acontece é: eu ganho 1000 reais por mês e você 500 reais por mês. Os dois ganhamos 10% por causa da inflação. O que acontece? Eu passo a ganhar 1100 reais e voce 550 reais - ou seja em nome da inflação nos distanciamos mais 50 reais um do outro! isto num ano: tenta quantificar que isto significou sendo praticado durante 20 anos numa inflação gritante! Que anomalia e anomalias! Eu costumo dizer que o sálario minimo no Brazil ficou tão defazado assim, inclusíve por causa dessa politica praticada pelo Brazil afora e aceita por tudo mundo como justa até!

Agora nesta polêmica interessante que surgiu na Camara - para o bem da verdade fruto do posicionamento que o Vereador Humberto Henrique (PT) tomou na Comissão do Orçamento onde ele serve como vice-presidente e recusou de simplismente carimbar que chegou em frente da comissão - estamos descubrindo mais uma perversidade ( e não simplismente equivoco)! Ou seja que os servidores - os menos pagos receberam estes anos todos 14% de aumento, e os melhores pagos ou melhor, bem melhores pagos pretendem ou pretenderam receber 30, 50, 60 por cento a mais! Este não é problema só do nosso municipio, é do Brazil inteiro. Agora se continuamos a discussão com serenidade podemos passar está discussão para o Brazil afora e Maringa sai ganhando!

Tinha razão o vereador Humberto Henrique dizer que quem trabalha no executivo, inclusíve o prefeito, merecem um diferencial substancial do legislativo, pela simples razão que o legislativo em sim não impede que fulano ou fulana continua com a profissão particular que tinha, quando o encargo no executivo não permite isto. Mas também, está é a minha conclusão, o salario de um e do outro deve refletir a sociedade que representam - uma medida justa!

Nenhum comentário: