26 junho, 2008

Veja como foi: Comitê de Apoio a Reforma Agrária do Noroeste do Paraná

Por: João Flavio (MST Maringá)
A atividade começou às 20h15 e foi até às 22h00. Foi dinamizado pela leitura da carta de lançamento, relato de três situações reais da nossa região e a defesa e inclusão de pessoas e entidades ao comitê.
A animação da noite ficou por conta de três educandos, violeiros, estudantes da Escola Milton Santos.
A leitura de uma carta de apoio ao comitê feita pelo Arcebispo Metropolitano de Maringá, D. Anuar Battisti e lida pelo Pe. João Caruana, reafirmou a presença da ARAS e o apoio da arquidiocese de Maringá.
Em seguida, personalidades como jornalistas, padres, professores e outros que se manifestaram pessoalmente e assinaram a carta.
Como entidades que manifestam seu apoio e inclusão:
ARQUIDIOCESE DE MARINGÁ - ASSOCIAÇÃO DE REFLEXÃO E AÇÃO SOCIAL - MOVIMENTO DOS PEQUENOS AGRICULTORES - MPA-PR - Regional Norte - SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARINGÁ - PRSINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE PAIÇANDÚ - PRCENTRO CHE - Sarandi - PRMOVIMENTO NEGRO - Sarandi/PRMOVIMENTO POR MORADIA - Sarandi/PRDIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES - DCE/UEMAPP - Sindicato - Núcleo Regional de MaringáSTEEM / CUT - PRSENGE - Sindicato dos Engenheiros do ParanáPastoral da Juventude - Arq. de MaringáPastoral da Juventude Rural - PJR-PRVia Campesina do ParanáVida Digna - RENAPPartido Verde - MaringáPartido Comunista do Brasil - MaringáMandato do Vereador Mario Verri - MaringáMandato do Vereador Humberto Henrique - MaringáMovimento Nacional de Direitos Humanos - MNDH/PR
Carta de lançamento do comitê de apoio à Reforma Agrária no Noroeste do Paraná.
Nós, da Associação de Reflexão e Ação Social da Arquidiocese de Maringá, dos Movimentos Sociais Populares Urbanos e Rurais de Maringá e Região, da Assembléia Popular do Paraná e da Via Campesina do Paraná; oficializamos na data de hoje, dia 25 de junho de 2008, no plenário da Câmara Municipal de Maringá, o lançamento do Comitê de Apoio à Reforma Agrária do Noroeste do Paraná.
É sabido que esta importante bandeira de luta de todos os trabalhadores, que efetivamente ficou provado na história, como propulsora de desenvolvimento social, geradora de renda e distribuidora de riqueza: a Reforma Agrária vem, nas últimas décadas, sofrendo seguidos ataques da ferramenta ideológica oposta: o Agronegócio, que é o acelerador de expulsões de populações do campo, consecutindo em miséria social, aumento de violência, concentração de riqueza e agressão à biodiversidade.
Este fato é comprovadamente sentido também na nossa região noroeste do Paraná, aos quais neste lançamento, apresentamos três situações típicas de tentativa de retardar a Reforma Agrária.
São os casos:
- Pré – Assentamento Padre Josimo – Cruzeiro do Sul / PR.
- Escola Milton Santos – Maringá / PR.
- Pré – Assentamento Oito de Março - Guairaçá / PR.
(Vão em anexo a esta carta o histórico destas áreas e suas situações atuais).
Por isso, nós, as entidades e personalidades que abaixo assinamos, constituintes deste comitê, estaremos em constante vigilância a todas as ações que violem os direitos humanos, o direito dos trabalhadores do acesso à terra, ao trabalho e à renda.
Enfim, este comitê se compromete em ser uma ferramenta em que, além de acompanhar os trabalhadores e denunciar a opressão aos mesmos, se conformará como um instrumento de cobrança para que se avance a Reforma Agrária na nossa região, assim como em todo o Brasil.

Maringá, 25 de Junho de 2008.

Nenhum comentário: