31 julho, 2008

Assembléia de Fundação da Casa da Juventude do Paraná

Por: Luiz Fernando Rodrigues
Nesta segunda feira, dia 28 de julho, foi realizada a Assembléia de Fundação da Casa da Juventude do Paraná. Essa iniciativa é um antigo desejo da Pastoral da Juventude do Regional Sul II e veio sendo gestada nesses dois últimos anos, com a participação da CNBB e de Congregações Religiosas. Pretende a Casa ser um espaço de acolhida à juventude paranaense; na busca de uma reflexão sistemática sobre o universo juvenil. De igual forma, ser presença de Igreja à luz do que preconiza Documento 85, O Documento de Aparecida e as últimas Diretrizes da Ação Pastoral da Igreja no Brasil. Trata-se de uma ação coordenada cujo desejo é fazer com que o jovem se sinta protagonista, valorize-se, descubra-se e tome parte na vida de Cristo e de sua Igreja.
A Casa atuará de forma direta na formação de jovens e de forma indireta na formação de agentes (assessores, acompanhantes, educadores) para o trabalho com a juventude. Não obstante, pretende ser um centro de pesquisa e reflexão sobre juventude.
Estão associadas à Casa as seguintes entidades: CNBB – Regional Sul II, Arquidiocese de Curitiba, Arquidiocese de Maringá, Congregação Marista, Instituto Gaudim. Aguardamos manifestação de outras entidades, que já há algum tempo temos dialogado e mostram-se receptivas ao projeto.
A direção da Casa contará com a presidência de Pe. Joel Nalepa, Ir. João Batista Pereira como Vice-presidente e Pe. Carlos Chiquim como Diretor Financeiro. Compõem Conselho Fiscal: Fabiano Incerti, Pe. Alexsander Cordeiro Lopes e Pe. Bruno Elizeu Versari.
Agradecemos a todos que participaram do processo e tornaram o sonho possível. No projeto inicial fazíamos menção ao desejo de tornar possível aquilo que é sonho. De alguma forma isso já é realidade, e torna-se-á frutífero na medida em que a Casa cumprir com a missão para qual foi criada: ser sinal da Igreja no seio da juventude paranaense.

Nenhum comentário: