19 agosto, 2008

CARTA DA 12a ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS DE MINAS GERAIS


Por: Frei Gilvander Moreira

Cerca de oito mil romeiros e romeiras de diversas partes de MG participaram, com fé libertadora, pé firme na luta, clamando por Terra e Água.

Uns 300 policiais acompanharam a 12a Romaria. Revistaram todos os ônibus.

Mas o povo não se intimidou.

A concentração da Romaria foi ao lado do PORTÃO de entrada da CENIBRA, uma grande empresa japonesa que, além de exportar 94% da celulose que produz, está produzindo mais de 100 mil hectares de deserto verde - monocultura do eucalipto -, causando a dizimação das águas, poluindo o ar, envenenando o solo, oprimindo milhares de famílias.

A CENIBRA articulou um enorme aparato policial repressor, porque temia que o viveiro de mudas de eucalipto dela fosse atacado e destruído pelos romeiros e romeiras.

Muitas denúncias foram feita. Um grito de libertade foi dado. A semente da luta foi plantada.

O povo do Vale do Aço, especialmente do município de Belo Oriente, se levantará contra a opressão desta grande transnacional que leva riquezas e garante luxo para acionistas japoneses às custas da miséria do povo aqui em MG.
Cf., em anexo, a carta compromisso distribuida para milhares de Romeiros e Romeiras da 12a Romaria da terra e das águas de MG. Vejam Aqui

Nenhum comentário: