22 outubro, 2008

Franciscanos se encontram com José Alencar e criticam transposição de rio e etanol

Com críticas à transposição do rio São Francisco e à produção de biocombustíveis, cerca de 500 franciscanos e religiosos foram recebidos ontem(20) pelo vice-presidente José Alencar no Palácio do Planalto, no encerramento das comemorações do 8º centenário do carisma franciscano -data em que seguidores de são Francisco de Assis lembram o início da doutrina em todo o mundo.
A reportagem é de Gabriela Guerreiro e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 20-10-2008.
Os religiosos entregaram ao vice a "Carta de Brasília", na qual condenam o "uso abusivo de biocombustíveis", que se tornou uma das principais bandeiras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na defesa da produção de etanol. No documento, os franciscanos também criticam os "lucros abusivos do mercado econômico" e o modelo capitalista neoliberal.
O grupo levou uma faixa com críticas à transposição do rio São Francisco.
"Revitalizar, sim. Transpor, não. Todo apoio a dom Luiz Cappio e aos movimentos sociais", dizia a faixa em referência ao bispo que fez duas greves de fome para protestar contra as obras de transposição do rio.
Lula alegou problemas de agenda e designou Alencar como seu representante. O vice quebrou o protocolo ao convidar os religiosos para subir a rampa do Planalto e visitar as dependências do palácio. Cercado pelos franciscanos, o vice-presidente se mostrou favorável às críticas ao cenário econômico internacional.
"Nesta crise está presente a necessidade de fazer uma verdadeira revolução no sistema financeiro internacional", afirmou José Alencar.

Nenhum comentário: