12 novembro, 2008

Bispos do Regional Noroeste da CNBB manifestam preocupação com a situação local

Os bispos das dioceses de Rondônia, do Acre e do sul do Amazonas estiveram reunidos, de 21 a 23 de outubro, na V Assembléia Geral do Regional Noroeste da CNBB, realizada em Porto Velho.
“Queremos manifestar nossa preocupação de pastores pelo presente e o futuro desta parcela do povo que Deus nos confiou e que forma as igrejas particulares do Regional Noroeste”, afirmam os bispos.
“Preocupa-nos o avanço do desmatamento para promover o agronegócio, a pecuária extensiva, o plantio de cana para produzir etanol. Olhamos com apreensão o inchaço de algumas cidades, resultado da migração contínua do interior destes Estados e de outras partes do país. Homens e mulheres procurando oportunidades de trabalho na construção das hidrelétricas já iniciadas no Rio Madeira. Se há um direito da pessoa de trabalhar e viver dignamente do fruto do trabalho, se há um dever do governo de desenvolver uma política energética visando um futuro melhor para o país, também há um grave compromisso de alertar para os perigos à qualidade de vida, particularmente das famílias carentes e das futuras gerações. Existe mais um agravante: há, segundo informações da Funai, povos isolados nas proximidades dos canteiros de obra. O que será deles”, alertam os bispos.
Leia na íntegra

Nenhum comentário: