21 julho, 2008

Capoeira se torna patrimônio cultural brasileiro

Demorou mas aconteceu. Nós capoeirista jamais esqueceremos o dia 15 de julho de 2008, data que em Salvador, Bahia, a capoeira se tornou o mais novo patrimônio cultural brasileiro, depois de dar a volta ao mundo e alcançar reconhecimento internacional.
A divulgação e implementação dessa atividade em mais de 150 países se deve aos mestres, que tiveram sua habilidade de ensino reconhecida.
O registro desta manifestação foi votado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que é constituído por 22 representantes de entidades e da sociedade civil, e delibera a respeito dos registros e tombamentos do patrimônio nacional.
O instrumento legal que assegura a preservação do patrimônio cultural imaterial do Brasil é o registro, instituído pelo Iphan. Uma vez registrado o bem, é possível elaborar projetos e políticas públicas que envolvam ações necessárias à preservação e continuidade da manifestação.
O presidente do Iphan anunciou a inclusão do ofício dos mestres da capoeira no Livro dos Saberes, e da roda de capoeira no Livro das Formas de Expressão.
Segundo o ministro interino Juca Ferreira, a votação foi um momento de reparação em relação a esta prática afro-descendente.
Triunfo da manifestação, que já foi considerada prática criminosa no século passado (chegou a ser incluída no código penal da República Velha), e agora é reconhecida como patrimônio cultural.
Capoeira patrimônio cultural brasileiro
VÍDEO AQUI e AQUI

Nenhum comentário: