15 janeiro, 2009

ENPJ: Jovem na Bíblia é tema refletido pela juventude


O pastor da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU), Luiz Pereira dos Santos, abriu as reflexões de quarta-feira (14) no 9o Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), realizado desde domingo, em Natal (RN). Atentos, os participantes ouviram o pastor falar sobre o jovem na bíblia, dentro da temática do encontro “Ide e construí a civilização do amor”.
“Falar do jovem na bíblia é falar do chamado de Deus, que acredita no ser humano em todas as etapas de sua existência”, disse o pastor. Como exemplo de jovens chamados por Deus, Pereira dos Santos citou Oseias e Gomer, Jó e Maria. “Optei por esses três personagens porque todos eles, exceto Maria, são pouco citados quando se fala de vocação”, justificou. Outra motivação, segundo o pastor, é “a própria história que o casal Oseias e Gomer desenvolveu para dar uma resposta profética que mudou radicalmente a vida deles e do povo”.
Uma preocupação apresentada por Pereira dos Santos é o risco da leitura fundamentalista da bíblia pelos jovens. “Há um grande perigo de uma interpretação da bíblia que não seja a melhor, especialmente pelos jovens que não estão inseridos na comunidade. A bíblia é luz que vai se acendendo. Quando o jovem percebe isso, ela vai se tornado libertação”, acrescentou.
O pastor falou também de sua experiência de se apresentar para mais de 400 jovens da Igreja católica. “Um encontro como esse é um grande referencial para a juventude se motivar e motivar suas comunidades. A Pastoral da Juventude trabalha muito a conscientização e a libertação, por isso, é um privilégio estar no meio desses jovens. Além disso, é uma grande oportunidade de trocar experiências”, concluiu.

Nenhum comentário: