23 janeiro, 2009

Farmácias poderão perder vagas exclusivas

Em Maringá é costume os estabelecimentos comerciais destinados a compra de medicamentos, farmácias, utilizarem parte do estacionamento público, via, como vagas exclusivas.
Contudo, essa regra, lei, não é mais válida, pois as farmácias perderam o caráter emergencial, já que estão proibidas de realizarem curativos.
O problema é que este tipo de “apropriação” acaba confundindo o condutor, pois o mesmo acredita que aquela vaga pintada de amarela é somente para indivíduos que comprarão na farmácia. A vaga pode ser utilizada por qualquer motorista, independente do local que esteja se direcionando.
Esse assunto tem sido discutido há algum tempo pela Secretaria de Transportes (Setran) e Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim) e uma das soluções seria de que cada dono de farmácia disponibilizasse estacionamento próprio para seus clientes.
Ao que tudo indica, estas vagas poderão ser reaproveitadas, pois existe uma determinação federal de que cada cidade deverá ter um número de vagas de estacionamento para idosos e portadores de necessidades especiais.“Uma lei federal exige certa quantidade de vaga para idosos e portadores de necessidades especiais. Maringá já conta com poucas vagas em relação ao número da frota, então estamos estudando as melhores alternativas para cumprir o que determina a nova legislação e dentre as propostas está o reaproveitamento das vagas utilizadas pelas farmácias”, disse Walter Guerlles, secretário de Transportes.
Fonte: Jornal do Povo

Nenhum comentário: