26 janeiro, 2009

Marcha abre o 9º Fórum Social Mundial em Belém

As ruas da capital paraense serão tomadas amanhã, a partir das 14h, pela multidão que veio de todas as partes do mundo para participar da 9ª edição do Fórum Social Mundial (FSM) até o próximo domingo, dia 1º. Segundo a organização deste mega evento, mais de 100 mil pessoas inscritas e 5.680 organizações participarão do Fórum.
O ponto de partida da Marcha será na praça Pedro Teixeira (Escadinha), ao lado da Estação das Docas. Representando a vinda do FSM da África para a Amazônia, indígenas serão presenteados pelos africanos e afrodescentes que, juntos, compartilharão uma Ceia Sagrada. “A celebração representa as boas-vindas dos Amazônidas aos africanos e a passagem do espírito do último FSM centralizado em Nairobi, no Quênia, para a cidade de Belém, representando toda a Pan-Amazônia”, explica a assessoria de comunicação do Fórum.
Os indígenas darão início à marcha que passará pelas avenidas Presidente Vargas, Nazaré e Almirante Barroso até a Praça do Operário, no bairro de São Brás, onde uma programação cultural será promovida por dezenas de etnias indígenas.
Na pauta das principais discussões está a crise econômica mundial, as mudanças climáticas e as alternativas aos modelos de desenvolvimento. De acordo com a organização do FSM, serão 2.400 atividades entre plenárias, conferências, palestras, oficinas, eventos esportivos e culturais propostas por organizações de todo mundo para mostrar que um outro mundo é possível.
São militantes de movimentos sociais, povos tradicionais, ONGs, sindicatos e grupos religiosos de mais de 150 países de todos os continentes. Destaque para o Acampamento Internacional da Juventude que fica na UFRA.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário: