18 fevereiro, 2009

Cá entre Nós


DIANTE DA POLÊMICA em torno do comentário que fiz neste espaço sobre a violência que nos cerca e ameaça o tempo todo, em todo lugar, volto ao assunto acrescentando alguns pontos. A intenção primeira foi frisar que o problema vem sendo abordado de forma equivocada, na verdade, não apenas no Paraná, mais ocupado, no momento, em aumentar o número de vagas nas prisões, mas em todo o país.
Enfrentando somente os efeitos da criminalidade, como nossos governos vêm fazendo, haja cadeias, agentes penitenciários, juízes, etc. E, assim, nem vai resolver reduzindo a idade penal, adotando a prisão perpétua e nem a pena de morte.
A questão precisa ser abordada em toda a sua complexidade e pelas causas, começando por investimentos maciços em políticas de formação humana; logo, em educação, conhecimento, definição de valores, abertura de oportunidades, capacitação não apenas para o trabalho mas também para se viver feliz e em paz na sociedade.
Na verdade, penso que somos todos um pouco culpados pelo que está acontecendo e devemos colaborar para que as coisas mudem, fazendo a nossa parte, e, no mínimo, exercendo o direito e a liberdade que temos de expressar nossas idéias. No entanto, os governos têm dose maior de culpa, já que são eleitos para oferecer soluções aos problemas coletivos.

Paulo César Caetano de Souza
Presidente do CRCPR

Nenhum comentário: