10 fevereiro, 2009

Pró-Jovem de Umuarama com fôlego renovado em 2009

A Secretaria de Ação Social retomou as atividades do Pró-Jovem Adolescente, programa de inclusão voltado para o público de 15 a 17 anos ligado a famílias beneficiárias do programa Bolsa Família.
Os jovens são organizados em grupos de 25 integrantes, denominados ‘coletivos’, sob a responsabilidade de um orientador social. O programa articula três eixos estruturantes: convivência social, participação cidadã e universo do trabalho. Atua também com temas convergentes, como direitos humanos e sócio-assistenciais, cultura, meio ambiente, saúde, esporte e lazer. São atendidos 230 adolescentes, mas a procura é crescente. “Desenvolvemos encontros e oficinas em horários alternados à escola”, explica a coordenadora Wanessa Alferes de Souza.
Umuarama conta com onze ‘coletivos’ e o forte da atuação é o regime de parcerias, como a firmada recentemente com a Guarda Mirim. A Patrulha Mirim é outro exemplo. Mesmo sendo recente, o trabalho já beneficia bairros como San Remo, Arco-Íris e Jaboticabeiras.
“Os desafios são grandes, mas os resultados estão surgindo. O Pró-Jovem está conseguindo seus objetivos, viabilizando oficinas que são espaços de vivências culturais, lúdicas e práticas esportivas, que estimulam a criatividade, contribuindo para a integração dos temas trabalhados, reforçando valores éticos e o principal compromisso dos adolescentes, que é com a sua própria formação”, ressalta Wanessa.
Ao mesmo tempo, os participantes travam contato com aspectos e requisitos do mercado de trabalho, como a informática. A seriedade da iniciativa começa a despertar o interesse das empresas. Algumas parcerias já estão sendo fechadas e as perspectivas são promissoras.

Nenhum comentário: