24 março, 2009

Dom Oscar Romero -29º aniversario do assassinato-martírio


Arcebispo de El Salvador.

“Uma religião de missa dominical, mas de semanas injustas não agrada ao Deus da Vida. Uma religião de muita reza, mas de hipocrisias no coração não é cristã. Uma Igreja que instala só paraestar bem, para ter muito dinheiro, muita comodidade, porém que não ouve os clamores das injustiças não é a verdadeira igreja de nosso Divino Redentor.” 4 DE DEZEMBRO DE 1977

“Uma igreja que não sofre perseguição, mas que desfruta privilégios e o apoio dE coisas da terra – Tenham Medo! – não é a verdadeira igreja de Jesus Cristo.” 11 DE MARÇO DE 1979
“Que maravilha será o dia em que uma sociedade nova, em vez de armazenar e guardar egoisticamente, se partilhe, se reparta e se alegrem todos, porque todos nos sentimos filhos do mesmo Deus!
Que outra coisa quer a palabra de Deus neste ambiente salvadorinho senão a conversão de todos para que nos sintamos irmãos?!!!” 27 DE JANEIRO DE 1980

“Tenho estado ameaçado de morte frequentemente. Tenho que dizer-lhes que como cristão não acredito na morte, mas na ressurreição: se me matam, ressuscitarei no povo salvadorenho. Digo isso sem nenhuma vanglória, mas com grande humildade. Como pastor, estou obrigado, por mandato divino, a dar minha vida por aqueles que amo, que são todos os savadorenhos, inclusive por aqueles que vão assassinar-me. Se chegarem a cumprir as ameaças, desde já oferecço a Deus meu sangue pela redenção e pela ressurreição de El Salvador. O martírio é uma graça de Deus, que não creio merecer. Porém se Deus aceita o sacrifício de minha vida, que meu sangue seja semente de liberdade e sinal que a esperança se torna realidade. Minha morte, se aceita por deus, seja para a libertação do meu povo e como testemunho de esperança no futuro. Vocês podem dizer, se chegarem a me matar, que perdôo e bendigo aqueles que me matarem. Desta maneira se convencerão que perdem seu tempo. Um arcebispo morerá, porém a igreja de Deus, que é o povo, nunca perecerá.” MARÇO DE 1980

Veja slide aqui - Obs. - (após entrar no arquivo, clique na mensagem “Visualize a apresentação publicada em uma nova janela” que aparece abaixo da imagem).

Nenhum comentário: