16 julho, 2009

Padres de Sarandi manifestam contra depositar o lixo de Maringá em Sarandi

Abaixo carta que os padres de Sarandi–Paraná escreveram manifestando-se contra a decisão de depositar o lixo de Maringá em Sarandi.

LIXO DE MUITOS – LUXO DE POUCOS

“Na complexidade da vida atual, a Igreja se depara com inúmeras e importantes frentes de trabalho, com as quais ela pode colaborar. Para cada uma delas, brotam diversificados caminhos e estilo de atuação” (DGAE, 181).

Está sendo discutido em Sarandi, nos bastidores, a viabilização do recebimento do lixo de Maringá. Isto porque, o contrato entre a Prefeitura de Maringá e a BIOPUSTER venceu, e a Cidade Canção não tem onde colocar as 300 toneladas dia de lixo que produz.
Sarandi deposita entre 40 e 50 toneladas dia no aterro de nossa cidade, gerido pela empresa Central Regional de Tratamento de Resíduos (PAJOAN) e pelas quais o município deverá pagar neste ano um milhão e meio.
Se o contrato for aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pela prefeitura a empresa PAJOAN receberá pelo negócio cerca de dez milhões/ano, transformando Sarandi em um lixão de Maringá.
A quem interessa esta negociação? Que retorno a população de nossa cidade terá com este negócio costurado em bastidores, na calada da noite ou dos gabinetes? Qual impacto isto causará para o meio ambiente urbano e rural de nosso município?
Uma decisão dessa envergadura exige a participação, mobilização e transparência no debate com a população que não está sendo consultada e que sofrerá as consequências. Com o lixo de muitos, transformado em riqueza e luxo de poucos beneficiários da negociata.

Sarandi, 16 de julho de 2009

Atenciosamente

Paróquia Nossa Senhora das Graças
Paróquia Nossa Senhora da Esperança
Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus
Paróquia São Paulo Apóstolo

Nenhum comentário: