04 novembro, 2009

40 anos do assassinato de Carlos Marighella

A história da América Latina é uma história de injustiça e exploração. Mas é também marcada por sangue da resistência de homens e mulheres que, ao longo dos séculos, deram suas vidas no combate aos usurpadores das riquezas do continente.
Uma história escrita com o sangue de heróis como o inca Tupac Amaru, morto pelos espanhóis em 1572, e Condorcanqui, que sublevou os indígenas peruanos duzentos anos depois, considerado o precursor dos libertadores da América.
Símbolos dessa luta pela emancipação latino-americana, Simon Bolívar, José Martí, Emiliano Zapata, Augusto Sandino e Ernesto Che Guevara, entre tantos outros e outras, lideraram trabalhadores trabalhadoras do campo e da cidade contra o opressor.
Também guiado pela convicção na justiça social - e sob a bandeira do socialismo - o brasileiro Carlos Marighella procurou transformar de forma radical a realidade sócio-econômica do seu país.
Passaram 40 anos, e com o resgate da trajetória de Marighella, de seu assassinato pela ditadura militar, homenageamos todos os revolucionários e revolucionárias do continente, cuja o testemunho permanece atual como nunca. Leia aqui em memória de Carlos Marighella

Nenhum comentário: