05 novembro, 2009

Compartilho um sentimento

Aos visitantes deste blog que pertencem a Arquidiocese de Maringá, acredito que compreenderá melhor.
Com relação:
1) 3º encontrão Arquidiocesano das CEBs
2) CEBs como prioridade

1)
3º encontrão Arquidiocesano das CEBs
Que pena, o 3º Encontrão Arquidiocesano das CEBs que seria realizado no mês de outubro não aconteceu, foi transferido para ano que vem. A coordenação atual colocou os motivos, procuro entender as razões, mas que pena...
Tanto o 1º Encontrão realizado no dia 22/10/2005 com o tema “com firmeza e com carinho, para retomar o cominho”, como o 2º encontrão realizado no dia 23/09/2007, com o tema “celebrando a vida com carinho e ternura” foram motivador, expressivo, profético, revelador da face das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).
O povo de Deus participou e pode ver revelado a face de nossa Igreja comprometida e que sabe com muita alegria, festa celebrar e acolher todo o povo Deus.
Após a realização do 1º e do 2º encontrão muitas pessoas através de e-mails, por telefone e pessoalmente demonstraram sua alegria, satisfação e desejo que o Encontrão Arquidiocesano das CEBs continue acontecendo.
O 3º Encontrão foi proposto para ser realizado no mês de outubro e aprovado pelo clero e pelo Conselho Arquidiocesano da Ação Evangelizadora como evento prioridade para este ano de 2009, que com a graça de Deus novamente ele seja aprovado como evento prioridade 2010.
2)
CEBs como prioridade
Trago presente comigo a assembléia arquidiocesana em que as CEBs foram assumidas como prioridade.
Muito de vocês estava presente, e como foi lindo ver padres, leigas e leigos, religiosos (as) defendendo as CEBs, “torcendo” para que ela fosse assumida. Foi á prioridade que mais teve manifestação a favor, foi lindo demais.
No dia da assembléia, minutos antes do inicio, não sei se dom Anuar lembra, conversávamos e com muita esperança pedir a ele para durante a assembléia ter todo carinho para com as CEBs, e graças a Deus, por diversas vezes durante a assembléia ele referiu as CEBs, e referiu as CEBs mesmo, pronunciando o nome CEBs e Acredite, até hoje sua voz soa como um salmo de esperança.
Acredito que a prioridade CEBs precisa ir alem da perspectiva da Cartilha que foi proposto.
Essa prioridade ela tem “característica” diferente das outras prioridades assumidas, por que ela tem haver com a estrutura de nossa arquidiocese, de nossas paróquias, então vejo que precisa ser dado destaque a prioridade CEBs.
Esse destaque as CEBs deve ser expressivo para o povo e principalmente expressivo para a “equipe” de decisão da arquidiocese.
Acredito nas CEBs como sendo o braço da Igreja que alcança todas as pessoas, sejam elas crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos.
Com as CEBs a Igreja mostra sim, que pessoas de idades diferentes, pessoas de carisma diferente são capazes, de sentarem juntas, de convier juntas, de assumir compromissos juntas, de celebrarem juntas.
Com as CEBs a Igreja mostra sim que a amizade, a ajuda mutua entre as pessoas é possível sim.
Com as CEBs a Igreja chega até os que participam e também chega ate as pessoas afastadas sem correr o risco de ser um aproximar passageiro, sem correr o risco de ser um aproximar direcionando apenas para uma direção.
Com as CEBs a Igreja leva o povo iluminado pela Palavra de Deus a ver a realidade e se comprometer com ela.
As CEBs são espaço de vivencia fraterna, semente de novas relações na Família, na rua, no bairro, na cidade, na sociedade.
Acredito sim, que as CEBs seja o sonho de Deus.

Nenhum comentário: