03 março, 2010

Cartilha ‘Economia Solidária’

Leia aqui a Cartilha 'Economia Solidária'
CONIC e FBES *
Apresentação
A idéia da publicação de uma cartilha popular específica sobre economia solidária surgiu após diálogos entre o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), a Cáritas brasileira, o Instituto Marista de Solidariedade e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). Diálogos construídos no marco da preparação da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010.
A cartilha é parte do conjunto de materiais da CFE 2010. Ela nasceu num momento especial, quando a Campanha da Fraternidade Ecumênica traz a oportunidade de conversarmos sobre economia como algo que faz parte do nosso dia a dia como gestão da vida.
A palavra "Economia" significa "cuidado da casa". Então, quando falamos de gestão ou cuidado com a casa, já estamos fazendo economia. Mas, de que "casa" estamos falando? Do nosso planeta, nosso país, nosso Estado? Do bairro onde moramos? Das nossas escolas, teatros, cinemas, praças? Tudo isso é a minha casa onde moro com milhares e milhões de pessoas.
Isso traz outra pergunta: "De que maneira eu contribuo para o bem viver na minha casa, no meu bairro, na minha cidade e em todos os outros espaços em que me faço presente, vivo e participo?" Acreditamos que a Economia Solidária oferce respostas a estas perguntas ou, pelo menos, um caminho para respondê-las!
Dada a importância do tema da CFE 2010 "Economia e Vida", o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) tomou a iniciativa de elaborar esta cartilha "Economia Solidária: outra economia a SERVIÇO DA VIDA acontece". Esta cartilha tem como objetivo apresentar o que é Economia Solidária no Brasil, seus fundamentos, princípios, lutas, conquistas e organização em Estados e cidades.
Esperamos que este material seja mais do que um instrumento de estudo sobre economia solidária, que se torne uma publicação que aproxime nosso diálogo com outros movimentos sociais e diversos atores e pessoas da sociedade, e contribua para pensar a economia a serviço da expansão da vida em todas as suas dimensões.

Nenhum comentário: