10 março, 2010

Congresso aprova Dia Nacional de Dom Oscar Romero

Conforme notícia da Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC), com 56 votos dos 84 deputados e deputadas da Assembléia Legislativa, foi aprovado na quinta-feira, 4, decreto legislativo que estabelece o 24 de março como Dia de Monsenhor Oscar Arnulfo Romero e Galdámez.
Romero foi assassinado no dia 24 de março de 1980 por Esquadrão da Morte, que teve respaldo do governo de então, a Aliança Republicana Nacionalista (Arena), hoje na oposição.
A aprovação foi anunciada no marco da celebração do Dia Mundial de Oração, celebrados na sexta-feira, 5, em capela da capital. O anúncio gerou reações desencontradas: igrejas e povo aplaudem a iniciativa, já o monopólio dos meios de comunicação de massa e os partidos de direita mal comentaram a respeito.
O bispo Medardo Gómez, da Igreja Luterana Salvadorenha, disse que é uma bênção e um reconhecimento justo a Romero a instalação do Dia. Ele revelou que a proposta original estendia a homenagem também a todos os mártires de El Salvador, o que ainda está pendente.
Gómez afirmou que monsenhor Romero é um guia espiritual, um profeta e mártir que transcendeu a palavra e se transformou em povo vivo, por isso agradece à Assembléia Legislativa por honrar o santo Romero da América.

Nenhum comentário: