21 maio, 2010

50 anos de presença anglicana em Brasília


Brasília fez 50 anos no último dia 21 de abril. A capital é conhecida por sua rica diversidade cultural e religiosa, onde os mais diversos segmentos religiosos encontram espaço para crescer e florescer. Essa vocação da cidade já é antiga, haja vista os diversos grupos que desembarcaram nessas terras logo após a inauguração. Este é o caso da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), que fincou suas raízes no planalto central em 6 de junho de 1960.

O templo, projetado pelo urbanista Lúcio Costa, foi o primeiro não católico romano a ser erigido na cidade. As comemorações para o cinquentenário estão marcadas para os dias 21 a 23 de maio. Parte dessas atividades vai ocorrer na Catedral da Ressurreição, situada na EQS 309/310.

Para hoje (21), está marcada uma sessão solene na Câmara dos Deputados, no Plenário Ulysses Guimarães, às 15h. No sábado a atração será uma mostra fotográfica, na Catedral da Ressurreição, onde a história da IEAB em Brasília será contada em imagens. Por último, no domingo, 23, haverá uma celebração de ação de graças, também na Catedral da Ressurreição, que terá a presença da bispa Catherine Waynick, da diocese de Indianápolis, EUA. Também foram convidadas várias lideranças de outras denominações cristãs e organismos ecumênicos. O presidente e o secretário geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), pastor sinodal Carlos Möller e o reverendo Luiz Alberto Barbosa, respectivamente, também confirmaram presença.

Nenhum comentário: