13 maio, 2010

Ana Maria Assessora das CEBs do Ceará fala na 48ª Assembleia dos Bispos do Brasil

Confesso que ao ser avisada de que deveria dar um testemunho sobre minha vivência nas CEBs nesta 48ª. Assembléia da CNBB, fiquei pensando: o que uma pessoa leiga, mulher, vinda de uma comunidade na periferia de Fortaleza poderia dizer aos bispos de todos os regionais do Brasil, numa assembléia tão importante que lhes chamasse de fato a atenção?
Há 27 anos tenho minha vida ligada às comunidades eclesiais de base e não consigo pensar nela de outra forma...Minha comunidade, minha paróquia, sempre teve o gosto das CEBs... Lá discutimos os assuntos em conjunto e fazemos as definições depois de muita reflexão...Nas CEBs aprendi a me revalorizar como pobre. Aprendi também que a pobreza como ausência do que me é básico é um pecado social, mais do que isso, é um pecado estrutural... Aprendi ainda que estes pecados estão na raiz de um sistema pecaminoso, que como cristã, devo combater, anunciando um tempo novo... Nossos estudos bíblicos vêm no sentido de alertar nossos irmãos e irmãs para aquilo que Deus deseja para nós... Por isso, o respeito às crianças, às mulheres, à juventude, aos idosos, aqueles que mais precisam. Nossa leitura bíblica nos leva a também fazer leitura da realidade que nos cerca... Porque insistimos em sermos chamados de CEBs e não de tantos nomes pelos quais ultimamente temos sido chamados? Porque esse nome nos faz lembrar de uma história engajada de...Leia na íntegra

Nenhum comentário: