27 maio, 2010

Desafios da Igreja

No Terceiro Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), realizado de 17 a 21 de maio, na cidade de Montes Claros (MG), com a contribuição do teólogo Benedito Ferraro, foi pensada a atuação da Igreja Católica tendo como ponto de partida a importância histórica das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s). De acordo com o teólogo, o apoio da Igreja na luta e resistência da classe trabalhadora modificou a compreensão da fé.
A partir da teologia da libertação, o trabalho das CEB’s e as Pastorais Sociais envolveram a Igreja no enfrentamento dos problemas sociais: “O trabalho das CEB’s mudou a cara da Igreja no Brasil porque trouxe, para dentro dela, os problemas do povo”, afirmou. Segundo ele, o cenário atual é de um distanciamento, de parte da Igreja, dos problemas do povo brasileiro.
No debate em plenária, agentes e trabalhadores expressaram que a Igreja tem que se envolver mais com as comunidades rurais, comprometer-se com a transformação social e apoiar decididamente as lutas sociais, tanto no campo quanto na cidade. Esperam, ainda, seu envolvimento na Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra.

Nenhum comentário: