28 junho, 2010

Produção de canola é alternativa aos produtores no inverno

Pesquisa da PUCPR aponta que a canola é a soja dos climas frios
Na época do inverno, a canola pode ser uma ótima alternativa de produção e renda para os agricultores. Além de se adaptar bem ao clima frio, a canola é simples de ser plantada, tem baixo custo de produção e pouca incidência de pragas e de doenças. O mercado é garantido. Atualmente, a canola é a terceira maior oleaginosa cultivada no mundo em termos de área. No Paraná, são 10 mil hectares – 1 mil estão em Toledo.
Percebendo esta tendência, mais de 30 alunos de Agronomia do câmpus Toledo da PUCPR desenvolvem pesquisa para avaliar o desenvolvimento e a produção da canola. Eles estão com três experimentos, em que avaliam crescimento, vigor das plantas, época de florescimento, peso fresco e seco, entre outras questões. “Avaliamos a dose ideal de adubação nitrogenada para o melhor desenvolvimento da canola. Também fazemos o plantio em nove épocas diferentes, de fevereiro a junho, para verificar em qual delas há melhor produtividade. Há ainda o estudo sobre qual variedade se adapta melhor à região de Toledo. São 12 genótipos avaliados”, explica o coordenador do curso de Agronomia, Edson Kaefer.
De acordo com Kaefer, o mercado da canola é garantido. “Ela é considerada a soja do inverno em termos de preço. A relação entre custo e benefício depende da tecnologia empregada. Em média, a produtividade é de 30 sacas por hectare, com lucratividade de R$ 520”, conta.
O projeto é desenvolvido em parceria com a Embrapa. A ideia é que os resultados sejam apresentados aos agricultores como alternativa de produção no inverno.

Nenhum comentário: