01 outubro, 2010

Nota da Via Campesina, em Minas Gerais, à imprensa e à sociedade

Total apoio às Ocupações-comunidades Dandara, Camilo Torres, Irmã Dorothy e Torres Gêmeas que estão acampadas em frente à Prefeitura de Belo Horizonte.
Nós, 43 representantes da Via Campesina no estado de Minas Gerais, reunidos dias 29 e 30 de setembro de 2010, em Belo Horizonte, MG, para organizar melhor nossa caminhada nas Minas e nos Gerais, não podemos deixar de expressar publicamente o nosso irrestrito apoio às Ocupações-comunidades Dandara, Camilo Torres, Irmã Dorothy e Torres Gêmeas que estão acampadas na porta principal da Prefeitura de Belo Horizonte, desde ontem cedo lutando pelo sagrado direito à moradia e à dignidade humana.
A Constituição Federal não prescreve o direito absoluto à propriedade. O terreno de Dandara estava abandonado há décadas pela Construtora Modelo. Os terrenos onde estão as comunidades Camilo Torres e Irmã Dorothy eram terrenos públicos que foram transferidos à iniciativa privada por um preço simbólico e com a condição de que nesses fossem construídos empreendimentos industriais que gerassem dentro de poucos meses emprego para muitos trabalhadores. Nada foi feito no terreno. A especulação imobiliária vem de longe em cima das propriedades que foram ocupadas pelas comunidades Dandara, Camilo Torres e Irmã Dorothy. Leia na íntegra

Nenhum comentário: