17 novembro, 2010

4ª Jornada Ecumênica

Ministro mostra otimismo nas relações Estado e movimentos sociais
Um dos pontos altos da 4ª Jornada Ecumênica, que aconteceu entre 11 e 15 de novembro em Itaici/SP, foi a visita do ministro-chefe das Relações Institucionais do governo federal, Alexandre Padilha. Ele participou, no sábado, 13, do painel “A Afirmação dos Direitos Humanos, Sociais, Culturais e Ambientais na Construção da Incidência Pública e Política”.
O painel também contou com as presenças de Jorge Atílio Iulianelli, do Fórum Brasileiro de ACT Aliança – FE Brasil, e de Marcelo Durão, representando a Via Campesina e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).
Originalmente prevista para 30 minutos, a fala de Padilha cativou os participantes da Jornada por mais de duas horas. Nela, Padilha traçou analogias a partir de dados pontuais do Brasil atual, como aqueles relacionados à extração de petróleo e os esforços pela erradicação da miséria.
“Atualmente, 30% dos engenheiros do Brasil trabalham na Petrobrás ou em alguma empresa que presta serviços para a estatal. Pouco tempo depois de iniciarmos a exploração do pré-sal, 20% do maquinário mundial para extração de petróleo disponível no mundo estarão sendo utilizados no Brasil. Estes dados demonstram, por si só, a dimensão das conseqüências desta nova realidade para o país”, destacou.
O ministro também lembrou que nos últimos oito anos cerca de 30 milhões de pessoas saíram de uma situação de pobreza absoluta, mas admitiu que ainda há muito a fazer, pois 21 milhões ainda vivem abaixo da linha pobreza.
Durante o debate, Padilha enfatizou que a cobrança, fiscalização e diálogo com os movimentos sociais é uma das interfaces mais importantes para a efetivação de um projeto de desenvolvimento que seja comprometido com os direitos humanos, sociais, culturais e ambientais.
A Jornada Ecumênica receber apoio financeiro da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), da Christian Aid, do CREAS, da FES/Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/CNBB/Caritas Brasil, Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Igreja Metodista Unida - GBMG (EUA) e Igreja Unida do Canadá.

Fonte: ALC- Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação
Hugo Fonseca

Nenhum comentário: