19 novembro, 2010

Dia Nacional da Consciência Negra



Neste sábado, celebramos o Dia Nacional da Consciência Negra. É uma forma de lembrar o sofrimento das negras e dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais. Hoje temos várias leis que defendem esses direitos, como a de cotas nas universidades, pois acredita-se que, em razão das negras e negros terem sido marginalizados após o período de escravidão, não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o branco. O Dia Nacional da Consciência Negra, é um bom momento para refletirmos sobre a importância da cultura e do povo africano na formação cultural do Brasil.
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil, a data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
O quilombo era onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, devido ao aumento das fugas dos escravos. Localizava-se na então capitania de Pernambuco, na serra da Barriga, região hoje pertencente ao município de União dos Palmares, no estado brasileiro de Alagoas.
Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, e seu corpo foi exibido em praça pública para semear o medo entre os escravos e impedir novas revoltas e fugas. Mas o efeito foi oposto, despertando em muitos a consciência de que era preciso lutar contra a escravidão e as desigualdades, como Zumbi ousou fazer. A memória deste herói nacional, no Dia da Consciência Negra, nos compromete com a construção de uma sociedade na qual todos tenham não apenas a igualdade formal dos direitos, mas a igualdade real das oportunidades.

Nenhum comentário: