24 agosto, 2011

Sugestão de Leitura

Dois pesos e duas medidas: o aborto perdoado em Madri - Ivone Gebara

Como sugestão de leitrua, apresento o artigo de Ivone Gebara, Dois pesos e duas medidas: o aborto perdoado em Madri. No texto, a autora comenta a indulgência que a Igreja Católica de Madri concedeu a mulheres que praticaram o aborto, por ocasião da visita do Papa Bento XVI à Espanha. "É com muito constrangimento que muitas mulheres católicas leram a noticia publicada em vários jornais nesse último final de semana de que a Arquidiocese de Madri com aprovação papal autorizou a concessão do perdão e indulgência plenária às mulheres que confessarem o aborto por ocasião da visita do papa. A impressão que tivemos é que o papa, o Vaticano e alguns bispos gostam de brincadeiras de mau gosto com as mulheres. Não sabemos em que mundo esses homens vivem, quem pensam que são e quem pensam que somos!
Primeiro, concedem o perdão a quem pode viajar para assistir a missa do papa e passar pelo "confessionódromo" ou pelo conjunto de duzentos confessionários brancos instalados numa grande Praça pública de Madri chamada "Parque do Retiro". O perdão deste "pecado" tem local, dia e hora marcada. Custa apenas uma viagem a Madri para estar diante do papa! Quem não faria o esforço para tão grande privilégio? Basta ter dinheiro para viajar e pagar a estadia em algum hotel de Madri que o perdão poderá ser alcançado. Por isso nos perguntamos: que alianças a prática do perdão na Igreja tem com o capitalismo atual? Como se pode viver tal reducionismo teológico e existencial? Quem está tirando benefícios com esse comportamento?
Segundo, têm o desplante de afirmar que o perdão deste "crime hediondo" como eles costumam afirmar, é dado apenas por ocasião da visita do papa para que n essa mesma ocasião as fiéis pecadoras obtenham "os frutos da divina graça" confessando o seu pecado. Como entender que uma falta é perdoada apenas quando a autoridade máxima está presente? Não estariam reforçando o velho e decadente modelo imperial do papado? Quando o Imperador está presente tudo é possível até mesmo a expressão da contradição em seu sistema penal." Leia na íntegra

4 comentários:

Pe. Dirceu disse...

ABORTO PERDOADO EM MADRI

Antes de fazer alguma crítica contra a igreja, é preciso conhecer a sua doutrina, para não fazer acusações infundadas.

Todos sabem que o aborto é um pecado gravíssimo, e por isso os bispos podem autorizar alguns ou todos os padres da diocese a absolver os fiéis deste pecado. No Brasil os bispos geralmente da a autorização a todos os padres. Portanto, para receber o perdão deste pecado, não precisa ir até Madri, ou em outro lugar em que o papa esteja visitando. Simplesmente procure o seu pároco.
A jurisdição que o bispo dá aos seus sacerdotes vale para a sua diocese. A santa mãe igreja, sabendo que nesta Jornada Mundial da Juventude muitos jovens se aproximariam do sacramento da confissão, e sabendo que padres do mundo inteiro estariam ali ajudando no atendimento destes jovens, estendeu esta jurisdição a todos os confessores.
Simplesmente isso.

Graça Ribeiro disse...

Eu não sabia que todos os padres podiam perdoar o aborto aqui no Brasil. Quando fiz formação para MECE fomos informados que SOMENTE o bispo diocesano podia conceder o perdão e que os padres DEVERIAM enviar as mulheres que praticaram o aborto para o bispo. Fica aqui a pergunta: - Somente a mulher que comete o aborto precisa de absolvição especial ou tb aquele que a engravidou?

Graça Ribeiro disse...

Não sabia que todos os padres estão autorizados a absolver as praticantes de aborto, aqui no Brasil. Quando fiz formação para MECE, fomos informados que SOMENTE o bispo poderia conceder tal absolvição. Mas fica a pergunta: - Somente as mulheres que praticam o aborto precisam de perdão especial ou tb aqueles que as engravidaram?

Laersio da Silva Machado disse...

Escrevi um artigo no blog do meu Seminário Diocesano sobre o assunto, tratando as questões levantadas pela Dra. Ivone Gebara. O link do artigo é http://pastorbonusimp.blogspot.com/2011/08/quem-conta-um-conto-aumenta-um-ponto.html