05 dezembro, 2011

Estamos preparados para celebrar o Natal?

Como seria bom se nós vivêssemos o espírito do Natal todos os dias do ano. Infelizmente não somos capazes de manter o mesmo sentimento que vivenciamos na época natalina. A causa de tudo isso advém de vários fatores: correria do dia a dia, as dificuldades do convívio familiar, os desafios no ambiente de trabalho, as fraquezas e limitações humanas, principalmente o egoísmo e o materialismo. Sem querer aos poucos, nos fechamos e não damos chance para que aconteça um relacionamento mais humano e fraterno – o distanciamento do próximo nos leva ao distanciamento de Deus e vice-versa.

A conversão pessoal é essencial para que possamos viver um feliz Natal. Jesus não pode nascer num coração egoísta ou ambicioso. Não há espaço para o Menino Jesus num coração que não sabe amar. Quando formos capazes de ao olhar no rosto das pessoas, seja quem for, e descobrirmos nestes rostos, o rosto de uma irmã de um irmão, aí sim, podemos dizer que somos capazes de amar.

Por amor Maria disse Sim. O Sim dado por Maria, à mãe de Jesus, mudou a história da humanidade. Muitas vezes, por causa de nossos medos ou falta de comprometimento, impedimos que um bem maior possa acontecer em nossas vidas, famílias, comunidade e sociedade.

Maria ao visitar Izabel explicitou o anúncio da boa nova pela sua presença e testemunho. Não adianta apenas falar, é preciso testemunhar. Cada pessoa batizada deve assumir o seu papel, testemunhando a Jesus Cristo em todos os lugares e situações em que se encontrar. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria a criança pulou de alegria em seu ventre. O anúncio da boa nova deve provocar uma transformação na vida daqueles que a ouvem.

As famílias, a comunidade e a sociedade devem ser o lugar de educação na fé e na formação consciente para as crianças, adolescentes, jovens, mulheres e homens. Infelizmente, pelo não conhecimento de Jesus e nem de sua mensagem, deixamos de lado uma grande riqueza e a certeza de uma vida com um novo sentido. É por esse motivo que o tempo natalino não toca a vida de muitas pessoas. A missão de todos nos batizados, é anunciar a Palavra de Deus a todos/as, principalmente àqueles/as que não a conhecem.

Podemos nos perguntar em meio a um mundo marcado por tantos sinais de morte e inúmeras formas de exclusão - estamos preparados para celebrar o Natal? O Deus Menino nasce para trazer vida em plenitude para todos nós. Infelizmente parte da humanidade não reconheceu e preferiu viver nas trevas. Fruto dessa atitude são as violações contra a vida humana. Para que possamos acolher essa luz que é Jesus, faz-se necessário uma conversão constante. Fere a Trindade Santa (Pai – Filho - Espírito Santo), tantas mulheres e homens destruídos em sua dignidade; tantas crianças que não tem chance de nascer e tantos adolescentes e jovens vítimas da violência urbana, das drogas e da degradação.

Num tempo que tende a privilegiar o indivíduo, a ganância e o culto ao corpo, em detrimento do bem comum, as mulheres e homens que conhecem a mensagem de Jesus Cristo sabem que Ele veio dar à vida em resgate de todas e todos. O serviço à vida começa pelo respeito à dignidade da pessoa humana, através de iniciativas como: defender e promover a dignidade da vida em todas as etapas da existência, desde a fecundação até a morte natural. Tratar o ser humano como fim e não como meio, respeitando-o em tudo o que lhe é próprio: corpo, espírito e liberdade. Tratar o ser humano sem preconceito nem discriminação, acolhendo, perdoando, recuperando a vida e a liberdade de cada pessoa, tendo presente as condições materiais, contextos históricos, sociais e culturais em que cada pessoa vive. Se praticarmos tais atitudes certamente nosso coração estará preparado para acolher o nascimento do Menino Jesus.

Muitas vezes nós não sentimos o clima de Natal em nossos corações porque nós não nos abrirmos à graça de Deus. O Menino Jesus esta para nascer. Deus assume a natureza humana para nos santificar. Jesus veio para que todos tivessem vida. Peçamos que o Senhor nos acompanhe em nossas caminhadas e que sempre sejamos promotores da vida.

Um feliz e Santo Natal

Texto inspirado no material Novena de Natal – Vinde Senhor Jesus! 2011 – da CNBB Regional Sul II

Nenhum comentário: