01 dezembro, 2011

Oposição quer revogar “supersalários”

Diante da decisão dos vereadores que compõem a Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) da Câmara, de não rever o aumento de salários para prefeito, secretários municipais e vereadores, válido a partir de 2013, os vereadores Humberto Henrique (PT), Mário Verri (PT), Dr. Manoel Sobrinho (PC do B) e Marly Martin (PPL) estudam medidas para revogar os “supersalários”.
Pelo Regimento Interno da Câmara, a iniciativa de fixar os subsídios dos agentes políticos é de competência da CFO. “Como não podemos ter a iniciativa de apresentar projeto estabelecendo valores para os subsídios, o nosso objetivo é apenas revogar as Leis. Isso vai obrigar que a matéria seja apresentada novamente pela Comissão no próximo ano, permitindo amplo debate com a população e as entidades representativas”, explica Humberto.
Os 11 vereadores que defendem o prefeito na Câmara se reuniram às portas fechadas na última terça-feira e, depois, ainda mantiveram a decisão em segredo durante toda a sessão. Já os vereadores que votaram contra o aumento não foram convidados para debater o assunto e só ficaram sabendo da decisão por meio da imprensa, assim como os cidadãos que compareceram à sessão para protestar.
Contra o aumento
Apenas Humberto Henrique, Mario Verri e Manoel Sobrinho votaram contra os projetos que aumentaram em até 90% os salários dos políticos maringaenses que vão assumir mandato em 2013. Apesar de ausente no dia da votação, a vereadora Marly Martin também declarou seu posicionamento contrário ao aumento.
Os “supersalários” foram incluídos em votação em regime de urgência especial. Logo em seguida, o presidente do Legislativo convocou sessão extraordinária e cerca de uma hora depois da primeira votação o projeto já estava aprovado. O prefeito também teve pressa e, para evitar o enfrentamento com a população, sancionou a Lei em apenas dois dias.
Como votaram os vereadores:
Contra o aumento: Humberto Henrique (PT), Mário Verri (PT), Dr. Manoel Sobrinho (PC do B)
A favor do aumento: Flávio Vicente (PSDB), Paulo Soni (PSB), Mario Hossokawa (PMDB), Dr. Heine Macieira (PP), Aparecido Domingos Regini (PP), Belino Bravin (PP), Dr. Sabóia (PMN), Luiz do Postinho (PRP), Márcia Socreppa (PSDB) e Umberto Crispim (PMDB).
 
Gelinton Batista / Assessoria de Imprensa do Vereador Humberto Henrique

Nenhum comentário: