07 abril, 2011

Afro-descendentes pedem que igrejas tratem culturas negra e indígena na Escola Dominical

Participantes do 4o Encontro Afro-Cristão sugerem que igrejas incluam a temática das culturas negra e indígena nas Escolas Dominicais e na Formação Teológica, que elaborem liturgias a partir das experiências corpórea, identitária e cultural, e garanta espaços de participação com visibilidade para os jovens e equidade de gênero e etnia.

Cidadãos de diversas igrejas cristãs e experiências de luta em defesa da vida e de direitos participaram do Encontro, realizado de 1 a 3 de abril na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). O objetivo era renovar lideranças para as lutas e esperanças do povo negro, refletir sobre as juventudes negras como sujeitos de direito e assumir compromissos públicos.

Os debates e plenárias propiciaram a elaboração de documento, pelo qual o grupo se compromete a construir estratégias de diálogos e intervenções com o intuito de fortalecer as ações na área de Direitos Humanos. É uma resposta pró-ativa à campanha do Ano Internacional da Juventude e do Ano Internacional dos Afro-descendentes.

O grupo sugere a oferta de estudos bíblicos abordando a temática da diversidade e superação da intolerância, a organização de conferências livres, o envio de propostas para a II Conferência Nacional da Juventude e o fortalecimento das campanhas contra o extermínio de jovens.

Fonte: ALC

Nenhum comentário: