12 fevereiro, 2014

Dia Mundial dos Enfermos

O Dia Mundial dos Enfermos é celebrado anualmente a 11 de Fevereiro. A data foi instituída em 1992 pelo Papa João Paulo II.

Numa sociedade em que, infelizmente, o egoísmo e o descaso pelo próximo tem aumentado, precisamos encontrar caminhos para praticar o amor gratuito e a generosidade a exemplo de Jesus Cristo. É preciso aprender com Jesus, o amor que dedicava aos enfermos.

O cuidado pelos enfermos e pelos idosos é uma forma de medir á atitude cristã.

Há muitos enfermos e idosos que ficam no desamparo. Às vezes, sentem falta da família, de amigos, sentem falta da presença da igreja. Muitos são vítimas do descaso dos próprios familiares, além disso, a situação dos que permanecem sozinhos por longas horas, devido ao trabalho dos parentes fora de casa.

Além da dor da enfermidade ou da idade avançada percebe também o fechamento do círculo de amizades e aí a solidão

Diante disso, abre-se a oportunidade para os padres, lideranças e jovens de nossas comunidades de demonstrar carinho e apoio. Ser presença amiga que acolhe e ajuda. Nada conforta tanto a eles quanto sentir-se amado em seu lar e cercado de atenções e cuidados.

Precisamos nos deixar guiar pela face materna de Deus e perceber a necessidade das irmãs e dos irmãos que sofrem, oferecendo-lhes a presença amiga, a palavra que conforta, pequenos serviços.

Não há maior alegria do que a de fazer bem ao próximo. Fazendo uma visita amiga, e/ou cuidando dos doentes e idosos, a comunidade estará descobrindo a alegria de amar com gratuidade e colocando a base de uma sociedade fundamentada no respeito e na estima à pessoa humana, conforme a Vontade de Deus. 

Nenhum comentário: