18 junho, 2015

"Salvar vidas humanas é obrigação moral e legal"

Forte apelo do Conselho Mundial de Igrejas sobre questões de imigração e acolhimento.
"Todos os membros da comunidade internacional têm a obrigação moral e legal de salvar a vida das pessoas em perigo, independentemente da sua origem e do seu status", reafirma o comitê executivo do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), em declaração emitida após a visita feita na semana passada a Echmiadzin, a sede da Igreja Apostólica Armênia.

O comitê ecumênico prestou homenagem às vítimas do Metz Yeghém, o genocídio do começo do século passado, e aproveitou a oportunidade para considerar questões prementes na Igreja e no mundo de hoje: em especial, a "profunda preocupação com a vida de um número crescente de pessoas, em todo o mundo, que, fugindo de situações de violência, opressão, ocupação ou privação econômica, são levadas a fazer viagens desesperadas e arriscadas". Por exemplo, a dos rohingya que fogem de Mianmar e a das pessoas do norte da África que fogem em massa para as costas europeias. 

Para o CMI, a imigração é um "crescente desafio global" que exige resposta rápida e eficaz nos "diferentes contextos". Basta pensar na "morte de um número sem precedentes de imigrantes e refugiados que tentam atravessar o Mediterrâneo rumo à Europa" ou na tragédia dos "rohingya e de Bangladesh no mar de Andaman". Mas também preocupam "os recentes assassinatos de trabalhadores migrantes cristãos etíopes por parte do autoproclamado Estado Islâmico na Líbia e a violência xenófoba contra imigrantes na África do Sul". 

Todas estas situações têm em comum a "vulnerabilidade" de pessoas forçadas a deixar os seus países de origem em busca de uma vida melhor para si e para as suas famílias. Diante de tal situação, o Conselho Mundial de Igrejas "reconhece e respeita" a prerrogativa de cada Estado de "controlar suas fronteiras e as condições de entrada e residência", mas também reconhece "o desafio representado pelo volume de migrantes em situação irregular". 

A organização ecumênica espera que todos os países "honrem o espírito das suas obrigações de direito internacional, incluindo os direitos humanos e o direito dos refugiados". Neste sentido, "acreditamos que é legal e eticamente inaceitável que os países abdiquem às suas responsabilidades de salvar vidas humanas e de fornecer-lhes proteção". 

Fonte: Zenit.org

Nenhum comentário: