22 agosto, 2016

Identificar os “rostos sofridos”

Identificar os “rostos sofridos”
Para ir ao encontro, ser presença amiga, para acolher, amar e ajudar.
Partilho com vocês o primeiro item de pauta do Conselho Pastoral da CEB São Francisco de Assis, uma das nove Comunidades Eclesial de Base que compõe a estrutura da Paróquia Nossa Senhora da Liberdade realizado no dia 17/08/2016.
- Trazer presente o CPC realizado em janeiro deste ano, voltado para a questão social da CEB e que foi realizado em dois dias.
Em janeiro quando realizamos esse CPC, vimos o que geram e quais são os rostos sofridos no mundo e desses quais estão presentes em nossa paróquia e em nossa CEB São Francisco de Assis.
Vimos que os rostos sofridos no mundo estão presentes em nossa paróquia e em nossa CEB São Francisco de Assis.
Segue alguns dos rostos identificados:
- pobre
- desempregado
- excluídos/as
- presos e familiares
- doentes
- idosos
- depressivos 
- sozinhos
- afastados da Igreja
- famílias desestruturadas
- imigrante

Segundo Passo: em CPC com esses levantamentos discutir o que podemos fazer? Qual encaminhamento?

Terceiro Passo: ir ao encontro, ser presença amiga, para acolher, amar e ajudar.

Da seguinte forma:
Quando estivéssemos reunidos com nossa família, nos encontros de catequese, nos grupos de reflexão, nas reuniões com as/os catequistas, nas reuniões com nossas lideranças, na conversa com nossos vizinhos.

Quando estivermos reunidos com nossa família, nos encontros de catequese, nos grupos de reflexão, nas reuniões onde nossas lideranças se reúnem, procurem identificar esses rostos sofridos, esse povo.

Em Janeiro o encaminhamento foi:
Que a nossa CEB São Francisco de Assis tornasse missionária no dia a dia, tendo esse povo como foco de nossa missão, da seguinte forma:
- Primeiro Passo: identificar onde estão, moram.
O Primeiro Passo, identificar onde estão e moram deveria ser feito por todos nós lideranças, por quem não são lideranças más estão sempre nos ajudando Infelizmente não conseguimos avançar, pois esse primeiro passo primordial não aconteceu de fato como deveria.
Ontem em nosso CPC, assumimos novamente esse compromisso de fazer nossa CEB ser missionária no dia a dia tendo esse povo amado como foco de nossa ação missionária.
Portanto,
Anote o endereço. Sendo possível identificar qual sua maior necessidade, anote.
Tendo esse levantamento, marcaremos um CPC extraordinário, para passarmos para o Segundo Passo: o que podemos fazer? Qual encaminhamento?
E assim de forma organizada acontecer o Terceiro Passo: ir ao encontro, ser presença amiga, para acolher, amar e ajudar.

Nenhum comentário: